Governo de Rondônia
28/04/2024

SEGURANÇA REFORÇADA

Policiamento ostensivo e uso de tecnologias reforçam ações da Segurança Pública durante carnaval em Porto Velho

05 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Videomonitoramento em solo e aéreo com acompanhamento em tempo real pelas equipes policiais

Durante o período de Carnaval, o Governo de Rondônia, por meio das forças de segurança estará realizando ações com policiamento ostensivo, intensificando as atividades nos diversos locais públicos e abertos onde ocorrem as festividades, manutenção da ordem e garantia da integridade física e patrimonial da população rondoniense.

Segundo a  Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), neste ano, o diferencial serão as diversas câmeras instaladas nos percursos de Carnaval da região Central do Areal e Sul da cidade, objetivando o reconhecimento e remanejamento de equipes de patrulha para a gestão da ordem pública, durante os eventos carnavalescos.

Centro Integrado de Comando e Controle Móvel – CICC Móvel

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel – CICC Móvel, será usado na segurança do Carnaval de Porto Velho, empregando todas as tecnologias como o videomonitoramento em solo e aéreo; com acompanhamento em tempo real pelas equipes policiais.

O implemento das tecnologias vem para complementar a execução do planejamento das corporações policiais que compõe a Segurança Pública do Estado, em especial a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), que realiza um trabalho preventivo com a ação presencial policial nos percursos dos blocos. Além do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), que faz durante todo o Carnaval atendimentos de primeiros socorros, a Polícia Civil do Estado de Rondônia (PC) atua com investigações que elucidam casos de flagrantes delitos detectados pela PM, bem como a Polícia Técnico-Científica, que apoia a custódia e o estudo das provas de crimes nas investigações.

RECONHECIMENTO FACIAL

De acordo com o secretário da Sesdec, Felipe Bernardo Vital, uma das novidades para a Operação Carnaval 2024 é o uso da tecnologia de reconhecimento facial, que, por meio do compartilhamento de bancos de dados governamentais, equipes policiais vão poder identificar pessoas com restrição judicial, mesmo que esteja no meio de multidões, “estamos executando um planejamento pioneiro em Rondônia, com o uso de tecnologias de videomonitoramento, inclusive, de reconhecimento facial para a identificação de foragidos da justiça, que estiverem nos blocos, bem como identificação de confusões para atuação rápida das patrulhas em campo. Com isso, conseguiremos ampliar o nível de ordem pública nos blocos em que o CICC Móvel será empregado”, ressaltou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gerlen Oliveira e Alex Miranda
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Polícia, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo