Governo de Rondônia
20/04/2024

Capacitação

Policiais penais de Rondônia participam de capacitação em intervenção tática

31 de janeiro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A Força Tarefa de Intervenção é composta por policiais penais federais, estaduais e do Distrito Federal

Em uma parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, realizou na manhã de ontem (30), a abertura do curso de Capacitação em Intervenção Tática, oferecido pela Força Tarefa de Intervenção Penitenciária – FTIP, da Secretaria Nacional de Políticas Penais – Senappen.

A FTIP é composta por policiais penais federais, estaduais e do Distrito Federal, e atua em situações extraordinárias de crise no sistema penitenciário local, para treinamento e sobreaviso. O curso tem como objetivo capacitar os policiais penais da Sejus/RO, para desenvolverem com maior segurança e propriedade, as ocorrências de operações de natureza especiais no âmbito do Sistema Penitenciário. A turma que iniciou com 34 alunos é composta por policiais rodoviários federais e policiais penais de vários estados do Brasil, sendo 12 policiais penais de Rondônia – 11 homens e 1 mulher.

“A Polícia Penal de Rondônia reforça as ações e capacitação constantemente por meio do trabalho da Escola de Serviços Penais – Esep, que aprimora a atuação da PP através de cursos técnicos e operacionais. Esse trabalho é de suma importância, pois os investimentos em aparelhamento são fundamentais, mas a capacitação é primordial para o fortalecimento da segurança pública”, destacou o governador de Rondônia, Marcos Rocha.

O curso tem como objetivo capacitar os policiais penais da Sejus

PROCESSO SELETIVO

A seleção para ingresso no curso foi por meio de Teste de Aptidão Física – TAF, realizado pela Escola Estadual de Serviços Penais – Esep, da Sejus, na última sexta-feira (27), no Espaço Alternativo de Porto Velho. O TAF contou com 36 inscritos, para concorrerem a 12 vagas disponibilizadas pela Secretaria da Administração Penitenciária- Seapen. Os inscritos que não foram classificados, serão inclusos no cadastro reserva para os próximos cursos ofertados pela FTIP.

O secretário de Estado da Justiça, Marcus Rito, ressaltou a importância da parceria entre as forças de segurança estaduais e nacionais. “A união entre as forças de segurança além de muito positiva, é necessária, pois o objetivo é um só, uma polícia altamente capacitada com técnicas atualizadas, que trará para a sociedade uma segurança cada vez mais efetiva”, concluiu.

Participaram da abertura o secretário de Justiça Marcus Rito, a diretora da Esep Vanessa da Silva Krause, representando o superintendente da Polícia Rodoviária Federal – PRF, Antônio Marinho Izel Lima; o chefe do setor de educação corporativa da PRF, Sandro Souza; o diretor substituto da Penitenciária Federal de Porto Velho, Daniel Silva Neves; o policial penal federal e coordenador institucional da Força-Tarefa de Integração Penitenciária (FTIP), Claudevan Queiroz da Costa.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Taiana Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Justiça, Polícia, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo