Governo de Rondônia
28/03/2024

SEGURANÇA

Polícia Militar de Rondônia completa 47 anos com destaque para aplicação de novas tecnologias

26 de novembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

A solenidade militar contou também com a entrega da Medalha “Forte Príncipe da Beira” para agraciados, entre civis e militares

Um desfile militar com policiais que compõem os Batalhões da Polícia Militar e a demonstração de viaturas antigas, que hoje deram lugar às modernas e com uso de tecnologia, marcaram a solenidade de 47 anos da criação da Polícia Militar de Rondônia, na sexta-feira, 25, em frente ao quartel do Comando-Geral, em Porto Velho. A valorização da Corporação, por meio de investimento em capacitação, tecnologia, novas viaturas, equipamentos e reajuste, foi destacada nos discursos das autoridades presentes.

Coronel Padilha destacou o comprometimento de cada policial militar

O comandante-geral da PMRO, coronel PM James Alves Padilha, destacou o compromisso feito por todos os policiais militares ao ingressarem na Corporação, e trechos da canção da Polícia Militar: “Policia Militar de Rondônia sabe honrar, a terra que os heróis viris souberam conquistar”; e “Sou leal e forte por dever, em prol da liberdade social posso morrer”. São trechos da “Canção da Polícia Militar de Rondônia”, e lembrando esse compromisso, o comandante-geral exaltou o trabalho dos policiais militares em prol da sociedade. “São 47 anos servindo e protegendo a população rondoniense. Com o sacrifício da própria vida, como assegura nosso juramento, ressaltando o amor à nossa terra, o pioneirismo e força de todos os policiais militares, que merecem todos os aplausos”.

Na entrega de medalha, o secretário da Sesdec reforçou o compromisso do governo

Na oportunidade, coronel Padilha ainda destacou os avanços da Polícia Militar nos últimos anos. “Acompanhando a necessidade e a evolução tecnológica, nossa Corporação vem a cada ano se aperfeiçoando com novas ferramentas que nos possibilitam uma ação mais eficaz. Temos um governo preocupado em reconhecer os integrantes das forças públicas de segurança do Estado, que recentemente concedeu melhorias salariais e investiu em armamento, munições, viaturas e demais equipamentos”, ressaltou.

RECONHECIMENTO

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, Felipe Bernardo Vital, representou o governador Marcos Rocha e enfatizou o importante trabalho realizado pela Polícia Militar e a grande contribuição de todos os policiais à Segurança Pública do Estado. Ele ainda enfatizou que, mais investimentos serão feitos nos próximos anos, com o objetivo de otimizar ainda mais o trabalho do policiamento ostensivo. “Temos trabalhado para investir na Polícia Militar, a fim de que o serviço prestado à população seja cada dia mais aprimorado. Em nome do governador Marcos Rocha, afirmo que muitos investimentos serão feitos nessa Corporação. Parabéns à PMRO”, afirmou.

PMRO: 47 anos servindo e protegendo a sociedade

O evento contou também com a entrega da Medalha “Forte do Príncipe da Beira” para mais de 280 agraciados em todo Estado, entre civis e militares, em comemoração ao aniversário da PMRO e reconhecimento a personalidades e instituições, civis e militares, que prestaram relevantes serviços à Corporação.

Entre os homenageados estavam: General de Brigada Flávio Mathias, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva; Coronel Aviador Danilo Popp Lucas, comandante da Base Aérea de Porto Velho; Capitão de Fragata Marcelo de Souza Barbosa – comandante da Capitania dos Portos; coronel PM Luciano Dias Fonseca, comandante-geral da Polícia Militar do Acre; delegado José Marcos Rodrigues, diretor do Departamento de Polícia Especializada; delegada Leisaloma Carvalho, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Vida; delegado Paulo Kakiones, diretor do Departamento de Polícia do Interior.

HISTÓRICO

Em 11 de fevereiro de 1944, o governador Aluísio Ferreira criou a Guarda Territorial, sendo embrião da Polícia Militar. Em 26 de novembro de 1975, foi criada a Polícia Militar de Rondônia.

A PMRO tem unidades em todos os 52 municípios do Estado. Está presente em mais de 86 localidades (cidades e distritos).

Confira a galeria de imagens no link: https://rondonia.ro.gov.br/policia-militar-de-rondonia-comemora-47-anos/


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larissa Malta
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Evento, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo