Governo de Rondônia
20/04/2024

COMENDA

Polícia Civil homenageia profissionais com a medalha “Delegado Mauro dos Santos”

04 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Delegado geral da Polícia Civil Samir Fouad Abboud explica que a medalha “Mauro dos Santos” foi instituída por meio de decreto, em 2005

O Governo do Estado de Rondônia agraciará 150 pessoas integrantes da sociedade organizada, Polícia Civil, Polícia e Bombeiro Militar e instituições públicas com a medalha “Delegado Mauro dos Santos”. “A medalha é a maior comenda da Polícia Civil e visa condecorar profissionais que prestaram relevantes serviços à corporação,” frisa o delegado geral da Polícia Civil Samir Fouad Abboud.

A solenidade ocorrerá nesta sexta-feira, (5), às 9h30, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Calama, sob  a tutela da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) por meio da Polícia Civil.

MEDALHA MAUROS DOS SANTOS 

A medalha “Mauro dos Santos” foi instituída por meio do Decreto n 11.580, de 13 de abril de 2005, pelo então governador do Estado de Rondônia, Ivo Cassol, atendendo a um pedido do delegado e deputado estadual na época, Paulo Moraes.  “Mas foi na gestão do governador Marcos Rocha é que conseguimos a medalha física, antes eram feitas as horárias aos homenageados via publicação no diário oficial do estado,” explica Fouad.  

Uma justa homenagem ao delegado “Mauro dos Santos” que foi assassinado por investigar madeireiros que estavam cometendo crimes na região de Espigão do Oeste. Infelizmente o delegado Mauro dos Santos teve uma breve passagem pela Polícia Civil, conhecedor de quatro idiomas, foi o 1º colocado na classificação do concurso público para o cargo de delegado e 1° colocado na Academia de Polícia (Acadepol). 

Colega de academia Fouad destaca que Mauro ingressou na instituição de segurança pública em 27 de outubro de 1987 e, em seguida, assumiu a titularidade da delegacia de Espigão do Oeste. No dia 1 de setembro de 1989, foi transferido para  delegacia de Vilhena, atendendo ao interesse da administração pública, “mas contudo, na data de 02 de novembro de 1989, foi executado em sua residência quando se preparava para deixar a cidade de Espigão do Oeste,” lembra com pesar, Fouad.

Vale ressaltar que em 25 de junho de 1999, o delegado Mauro dos Santos obteve sua primeira homenagem, quando o então governador do Estado de Rondônia, José de Abreu Bianco, instituiu por meio do Decreto Lei no 816, o nome da Delegacia de Espigão do Oeste como sendo o nome do delegado. 

Segue no link lista com os nomes dos agraciados: LISTA AGRACIADOS – Medalha Delegado Mauro dos Santos

 

Leia mais:

Mais que expedir cédulas de identidade, Instituto de Identificação Civil e Criminal desvenda crimes em Rondônia

Mais de 30 mil carteiras de identidade já foram emitidas em Rondônia nos primeiros quatro meses do ano


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Arquivo /Ascom Polícia Civil
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Segurança, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo