Governo de Rondônia
27/04/2024

Feminicídio

Polícia Civil de Rondônia recebe delegada que criou primeira delegacia de feminicídio do Brasil

10 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A visita da delegada ao Estado de Rondônia teve o propósito de ensinar como investigar o corpo de uma mulher assassinada e ressaltar a importância de preservar  a cena do crime. A sub-secretária de Segurança Pública do Piauí,  Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro Villa é doutoranda em direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub), está desenvolvendo a tese sobre feminicídio que será apresentada em setembro deste ano. “O homem mata quando perde o controle sobre a mulher,” afirmou.

Drª Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro Villa, delegada que criou primeira delegacia de feminicídio do Brasil.

A principal característica notada no agressor é a reafirmação da sexualidade masculina. Segundo Eugênia, as vítimas geralmente são estupradas antes de morrer. “Precisamos entender que feminicídio não é homicídio comum, existe toda uma complexidade do caso a ser estudado. O agressor sempre deixa um elemento que caracteriza o sentimento de superioridade sobre a mulher,” esclareceu.

Um cadáver do sexo feminino deve ser explorado totalmente para não ocorrer erro. O perito médico legista responsável por emitir o laudo cadavérico, documento referente ao procedimento que examina o cadáver, tem única oportunidade de explorar o corpo antes do enterro. “Todo as partes do corpo da mulher devem ser investigado, inclusive a boca! São provas que podem comprovar o feminicídio,”. Assim declarou a delegada do Estado do Piauí.

Conforme a especialista, durante o julgamento dos acusados, em alguns casos, resulta em impunidade quanto o veredito do feminicídio se a maioria do júri for do sexo masculino. Os fatores apontados por ela são: se a vítima for lésbica, prostituta ou negra. “Infelizmente nossa sociedade ainda é preconceituosa, onde analisam se a vítima merecia ou não morrer daquela maneira,” falou entristecida.

O Encontro aconteceu em Porto Velho, no Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Rondônia (Sindepro) e contou com a presença de 50 delegados, sendo a maioria mulheres. O Secretário-adjunto, Hélio Gomes Ferreira, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) compareceu ao evento representando o Governo de Rondônia.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Léia Castro
Fotos: Daniel Garcia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo