INFRAESTRUTURA

Perto de completar 30 anos, Vale do Paraíso recebe obras do “Tchau Poeira” com investimento do Governo de Rondônia

12 de fevereiro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Vale do Paraíso começa a receber obras de infraestrutura com a chegada do projeto “Tchau Poeira”

Às vésperas de completar 30 anos de emancipação política, neste domingo (13), data em que Vale do Paraíso foi elevado à categoria de município, a cidade já está comemorando a data com os serviços iniciados de infraestrutura que totalizam em 8,6 quilômetros de recapeamento asfáltico e 2,7 quilômetros de asfalto novo que vão garantir o desenvolvimento com asfalto, recuperação de ruas, sinalização. A obra faz parte do projeto “Tchau Poeira” desenvolvido pelo Governo de Rondônia com intuito de garantir a manutenção e ampliação de sua malha asfáltica.

O “Tchau Poeira” reforça os investimentos do Executivo Estadual que anunciou na última sexta-feira (11), a Ordem de Serviço (OS) para o início das ações do projeto no município. A população do Vale do Paraíso ressalta que os atos do Governo do Estado são vistos como impulsionadoros de desenvolvimento.

Com os serviços de recapeamento e asfalto novo, serão investidos pelo Poder Executivo Estadual mais de R$ 5 milhões para as ações do projeto “Tchau Poeira”.

Projeto “Tchau Poeira” atende os municípios com serviços de infraestrutura

Somado ao “Tchau Poeira”, o município também recebeu ação do projeto “Governo na Cidade” para a recuperação da Praça Deusdete Gomes, cujo o recurso para a obra já foi repassado para o município pelo Governo do Estado no valor de aproximadamente R$ 400 mil.

O “Governo na Cidade” é levado pelo Executivo Estadual aos municípios com intuito de restauração, revitalização, conservação, implantação e melhorias às infraestruturas, espaços e mobiliários públicos de uso comum, proporcionando bem-estar e saúde física e mental da população.

DESENVOLVIMENTO

O governador Marcos Rocha, esteve presente no município para anunciar o início das obras  do Governo do Estado e parabenizar a população do Vale do Paraíso pelo aniversário do município. O governador destacou o compromisso do Executivo Estadual com as ações municipalistas.

O trabalho do “Tchau Poeira” em Vale do Paraíso foi dividido em cinco quilômetros de recapeamento e 2,7 quilômetros de asfalto novo. O recapeamento será executado por equipes do Departamento de Estradas de Rodagens e Transporte (DER), enquanto o asfalto novo será aplicado por uma empresa contratada.

O processo licitatório está em trâmite e a Superintendência Estadual de Licitações (Supel) irá brevemente anunciar a empresa vencedora do certame.

RECURSO PRÓPRIO

Uma das principais características do projeto “Tchau Poeira” é o fato de que todo recurso aportado pelo Governo de Rondônia para financiamento das obras pertença à Fonte 100, ou seja: são recursos próprios do Poder Executivo Estadual, sem a necessidade de fazer empréstimos bancários, cujas parcelas e juros acabam onerando as contas públicas.

O projeto vai contemplar de forma proporcional os 52 municípios do Estado. “Serão importantes obras de asfalto que chegam ao município do Vale do Paraíso que receberá o projeto ‘Tchau Poeira’ onde o Governo do Estado garante um grande apoio aos 52 municípios rondonienses para melhorarias nas ruas das cidades”, reforçou o governador ao parabenizar Vale do Paraíso pelo aniversário de 30 anos.

A prefeita de Vale do Paraíso, Poliana Gasqui, reforçou que o Executivo Estadual faz história e pontuou o “Tchau Poeira” está sendo de grande importância para o município. “O projeto é uma grande iniciativa do Governo de Rondônia que chega a nosso município. O Governo tem nos presenteado com essa importante ação, que vão promover melhor qualidade de vida à população e valorização mobiliária em nossa cidade. Temos hoje, a felicidade de termos uma série de investimentos ocorrendo em nossa cidade”, enfatizou.

ENTREGAS

Durante a assinatura da Ordem de Serviço das ações municipalistas, do Governo do Estado, houve a entrega de 25 títulos de regularização fundiária do Programa “Titulo Já” em Vale do Paraíso.

A dona de casa, Eliane Ferreira Risso Amaral, esperava há 20 anos pelo título de regularização fundiária. “Que felicidade, jamais imaginava viver esse momento, cheguei a pensar que não conseguiria. Como esse  governador tem o coração bondoso; tantos passaram pelo Governo e não fizeram, mas ele fez”, agradeceu.

Também ocorreu a apresentação do projeto “Mais Esporte Rondônia” com repasses de kits para escolinhas de iniciação esportiva de futebol de campo e voleibol. Em todo Estado, 312 kits de futebol de campo e 260 de voleibol já foram entregues.

Texto: Rômulo Azevedo, e Paulo Ricardo
Fotos: Daiane Mendonça