Governo de Rondônia
23/11/2024

INTEGRAÇÃO

Páscoa foi comemorada com resgate social de adolescentes em unidade socioeducativa provisória de Porto Velho

28 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Páscoa em unidade provisória 28.03.16 Gaia Quiquiô

Uma peça de teatro foi apresentada aos internos durante a comemoração da Páscoa

 

A Páscoa dos adolescentes internos na Unidade Socioeducativa Provisória Masculina foi comemorada atividades religiosas, música e teatro. A iniciativa dos servidores da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) envolveu a família dos adolescentes, reeducandos do sistema prisional e igrejas de Porto Velho, resultando em modelo de trabalho de reinserção.

A comemoração proporcionou momentos emocionantes aos adolescentes, familiares, servidores e convidados. Um grupo de jovens do Ministério Sal da Terra Luz do Mundo apresentou uma peça teatral, contando a história de adolescentes que se envolviam com o crime, chegavam à morte, mas recebiam uma nova vida quando se prostravam arrependidos, dispostos à mudança.

Um dos atores, Paulo Kilder, de 14 anos, falou sobre a importância do projeto e como se sentiu feliz em ver tantos meninos chorando com seus pais. “A gente se sente um espelho. Poderíamos estar aí. Eu tinha uma vida assim, meu irmão e minha família seguiram essa vida, mas Jesus fez uma obra na minha vida. A gente se sente feliz, vendo os jovens chorando na presença de Deus”.

Páscoa em unidade provisória 28.03.16 Gaia Quiquiô

Programação contou com a participação dos familiares dos internos

A iniciativa das comemorações que acontecem na unidade provisória partiu dos socioeducadores lotados no local, que possibilitam uma interação junto aos adolescentes, com objetivo de transformação social. O trabalho dos servidores se tornou modelo de reinserção no Estado de Rondônia.

Segundo o diretor administrativo, Giliard Irineu da Silva, os eventos que envolvem a proximidade dos adolescentes e seus familiares resgatam o valor social de cada um. “Mostrando a realidade ao adolescente e envolvendo ele com a família, temos notado as transformações, com mudança de comportamento, sem ser agressividade ou relutância. São mais maleáveis. Através da palavra de Deus, podem ser reinseridos na sociedade e na família”, afirmou.

Um dos participantes da comemoração de Páscoa foi o reeducando José Junior de Souza, o Zinho, que contou um pouco a sua história, motivando os meninos à transformação de vida. “Estou no sistema prisional há 22 anos, entrei analfabeto e estou concluindo o curso superior. Eu era usuário de droga, dei uma volta na vida que poucas pessoas conseguiriam dar”. Zinho é o primeiro reeducando no Brasil a se alfabetizar no sistema penitenciário e ingressar em uma faculdade federal como acadêmico de Arqueologia.

Pastores de quatro igrejas apresentaram o sentido da Páscoa e a importância dos adolescentes caminharem com suas famílias, fazendo o bem, para serem libertos dos erros cometidos no passado. A mãe de um dos internos falou sobre a paz que sentiu ao participar da festa. “Hoje está sendo um aprendizado e com certeza ele vai sair daqui como outra pessoa. Sabendo que ele está ouvindo a palavra, sendo orientado como agir fico tranquila. Ele já foi transformado e voltará melhor para casa”, declarou emocionada Dinora Braga, mãe de Luan, que chegou há 25 dias na unidade e deve permanecer no local por mais 70 dias.

Entre os participantes, estiveram presentes no evento dois reeducandos pastores que cumprem pena na Penitenciária Estadual Ênio dos Santos Pinheiro e o ex-apenado Ezequiel, que ficou preso durante oito anos. Os adolescentes confeccionaram sacolinhas de doces e os servidores proporcionaram um café da manhã para todos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Quiquiô
Fotos: Gaia Quiquiô
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Inclusão Social, Justiça, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo