SOCIOEDCUAÇÃO

Parceria leva atividades a socioeducandos da unidade provisória de Porto Velho

29 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Adolescente em prática esportiva

Uma parceria entre o governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), e a prefeitura de Porto Velho, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Semusa) e de Esporte, Cultura e Lazer (Semes), proporcionou um dia diferente aos socioeducandos da unidade de internação masculina provisória, na terça-feira (26). Com base no projeto “Caravana da Juventude”, 24 adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos, participaram das atividades voltadas à saúde, esporte e lazer.

Magno de Andrade Moura, coordenador de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, da Sejus, disse que a Coordenadoria está sempre realizando eventos para os socioeducandos de todo o Estado. “Parcerias como essa são de extrema importância, pois levam atividades desportivas, culturais aos jovens. Eles ficam muito reclusos e a ociosidade a gente sabe que é muito preocupante. Muitas vezes eles não têm essas oportunidades nem lá fora, isso gera uma otimização do nosso trabalho de socioeducação, que é o nosso foco”, afirmou.

Momento de lazer entre os socioeducandos

O projeto é voltado aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. De acordo com o coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Bruno Eduardo, o Caravana da Juventude é realizado nas unidades uma vez por ano, e tem por objetivo oferecer aos internos contato com o mundo externo.”Essa programação faz parte do calendário anual de atividades da Semes. Além disso, esses jovens têm preferência em cursos oferecidos pela prefeitura quando saem daqui,” pontuou.

Para o diretor da unidade, Alexandro Lopes Geber, esse tipo de atividade é importante para a integração entre socioeducandos e socioeducadores do sistema. “Aqui existem jovens de vários bairros da Capital e também do município de Guajará-Mirim, e esse tipo de atividade, além proporcionar melhor entrosamento entre os internos e os socioeducadores, também faz com que eles retornem à sociedade sabendo que podem ter uma vida diferente, com mais oportunidades, basta querer”, argumentou.

Texto: Deane Araújo
Fotos: Deane Araújo