Governo de Rondônia
20/05/2024

PARCERIA

Parceria fortalece e amplia rede de atendimento ao produtor rural de Rondônia

13 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O programa “Atende Mais Sefin” pretende levar informações e serviços a produtores rurais através do apoio de parceiros

Com o objetivo de ampliar a rede de atendimento ao produtor rural, oferecendo suporte e capacitação em localidades onde não existem agências de renda, proporcionando acesso a serviços essenciais como emissão de notas fiscais e outras informações importantes para a gestão de suas atividades,  o Programa Atende Mais Sefin, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), deve ganhar um impulso adicional por meio da parceria entre o Governo do Estado com o Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicatos Rurais de Rondônia.

Os parceiros do programa são instituições que têm uma base sólida de trabalho com os produtores rurais, e atuam como rede de apoio. O Sistema Faperon/Senar/sindicatos rurais, conhecido por seu papel crucial no desenvolvimento da agricultura e pecuária no Estado vai apoiar o Programa Atende Mais Sefin, oferecendo suporte para que os serviços da Secretaria de Finanças cheguem a mais pessoas. Todo o treinamento e capacitação ficam por conta da Sefin, assim como a elaboração do material gráfico e divulgação.

REDE DE APOIO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a rede de apoio com os parceiros fortalece os resultados da comunidade rural e o crescimento do Estado. “A parceria reforça o compromisso em proporcionar suporte eficaz aos produtores rurais de Rondônia, garantindo que os serviços alcancem aqueles que mais precisam, promovendo o desenvolvimento sustentável e impulsionando a economia estadual”, salientou.

De acordo com a coordenadora do programa, Kali Oliveira, essa parceria reforça a infraestrutura de apoio existente e sinaliza um futuro promissor, com potencial para ampliar o alcance e impacto.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia, Hélio Dias de Souza destacou que, a parceria é de fundamental importância para dar suporte aos produtores rurais, e levar o acesso ao conhecimento para quem está em localidades mais distantes. “Temos total interesse em contribuir com os produtores. Já prestamos diversos serviços e, com esse suporte técnico da Sefin, poderemos ampliar o apoio aos produtores e oferecer mais um serviço em nossa base”, afirmou.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Em 2023, o programa alcançou um marco significativo, estendendo seus treinamentos e capacitando um total de 200 servidores de prefeituras e outros órgãos governamentais como:

  • Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO);
  • Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer);
  • Fundação Nacional do Povos Indígenas (Funai); e
  • Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron).

A iniciativa, ao longo do ano, promoveu a assinatura de 46 termos de cooperação e a implementação de 42 pontos de atendimento, alcançando 44 municípios e envolvendo 5 órgãos parceiros. Um investimento na expansão e na eficiência dos serviços disponíveis para os produtores rurais.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Mafra
Fotos: Jéssica Ocampo e Ederli-Guizoni
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo