Governo de Rondônia
27/04/2024

EDUCAÇÃO

Palestras lúdicas de trânsito e sorteios são realizados pelo Detran-RO para estudantes de Nova Mamoré e Guajará-Mirim

13 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A Escola Pública de Trânsito realizou atividades lúdicas voltadas para alunos do Ensino Fundamental I

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, em Nova Mamoré, participaram na segunda-feira (11), de palestra lúdica de trânsito realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO). A ação envolveu alunos do 1° ao 5° ano, proporcionando uma experiência educativa, que objetiva contribuir para a construção de um trânsito mais seguro e responsável no Estado, através da educação das crianças. A presença dos bonecos habitáveis “Vidinha”, “Ligadinho”,  do boneco ventríloquo “Didico” e da boneca fantoche “Flozinha” tornou a palestra interativa, chamando a atenção dos 225 alunos presentes.

Como parte do encerramento, a equipe do Detran-RO realizou o sorteio de uma bicicleta, sendo a ganhadora a aluna Evellym Kerollaine, de 10 anos, do 5° ano. A jornada educativa continuou na Escola Escola de Ensino Fundamental Professor Salomão Silva, onde foram ministradas palestras sobre comportamento no trânsito, normas de circulação e conduta, além do uso correto dos dispositivos de segurança veicular. As palestras foram ministradas pelo agente de Trânsito Márcio Secundo.

GUAJARÁ-MIRIM

Dando sequência à programação, também na segunda-feira, a equipe deslocou-se para Guajará-Mirim, onde realizou mais uma palestra lúdica no Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM), no período da tarde. A ação envolveu 398 estudantes, incluiu o sorteio de quatro bicicletas, e contou com a presença do diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes. Além das palestras, uma blitz educativa foi realizada em uma das principais vias do município, Avenida 15 de Novembro, onde foram abordados 275 carros e 298 motos, totalizando 873 veículos. Motociclistas tiveram seus capacetes vencidos, trocados por novos.

Durante a blitz, condutores foram orientados sobre segurança viária

O diretor-geral do Detran-RO destacou a receptividade e participação entusiástica dos estudantes de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, mediante as palestras lúdicas realizadas. “A interatividade proporcionada pela apresentação dos mascotes do Detran-RO, “Vidinha”, “Ligadinho”, “Didico” e “Flozinha”, enfatizou com alegria, as regras de segurança no trânsito. Parabenizamos a todos os envolvidos e aos premiados nos sorteios de bicicletas, um estímulo extra para adotarem comportamentos seguros nas vias. Juntos, estamos construindo um trânsito mais seguro e responsável em Rondônia”, salientou.

TEMAS ABORDADOS

As ações educativas foram conduzidas pela equipe de  Educação de Trânsito da EPT, e abordaram temas como:

  • Respeito à sinalização;
  • Prudência ao volante;
  • Importância do uso do cinto de segurança;
  • Uso adequado do capacete;
  • Combate ao uso do celular no trânsito.

As ações educativas de trânsito, desenvolvidas pela Escola Pública de Trânsito, contemplam as metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), e propõe a redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, no período de dez anos, de 2018 a 2028.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Miro Costa
Fotos: Miro Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Direitos, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Legislação, Nova Mamoré, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo