Governo de Rondônia
29/03/2024

CERTIFICAÇÃO

Palestra esclarece programa de certificação e modernização dos Regimes Próprios de Previdência Social

30 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Palestra sobre Pró Gestão reuniu servidores na capital.

O Programa de Certificação Institucional e Modernização dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró Gestão)  foi esmiuçado  pelo coordenador de Integração e Relacionamento Institucional da Subsecretaria dos RPPS, órgão ligado a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, Hélio Fernandes para cerca de  cem servidores que participaram da palestra promovida pelo Iperon, na terça-feira em Porto Velho.

O Pró Gestão tem como proposta principal o incentivo aos RPPS dos estados, união e municípios a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária que proporcionem maior controle  dos seus ativos e passivos  e mais transparência no relacionamento com os segurados e com a sociedade.  Hélio Fernandes resumiu o Pró Gestão como um programa de qualidade do serviço público da previdência, que para ser alçado pelos RPPS precisa ser cumprido por etapas, que variam em quatro níveis. O atendimento as exigências dá ao RPPS o direito ao certificado de qualidade com validade de três anos.

A importância do Censo Cadastral Previdenciário também foi focada na reunião. Hélio Fernandes explicou que o Censo é essencial para a base atuarial dos RPPS, recomendando que a atualização precisa  ser feita anualmente e com informações atualizadas incluindo aposentados, pensionistas e servidores ativos.

A presidente do Instituto, Maria Rejane Sampaio Vieira considerou o  evento muito proveitoso, destacando o interesse dos participantes  e a abrangência dos assuntos abordados. Salientou ainda que o Iperon está trabalhando para atender as exigências da certificação.  Para Hélio Fernandes, o Instituto rondoniense está no caminho certo, enfatizando que a iniciativa de promover o conhecimento do próprio Pró Gestão,  está inserido no item Educação Previdenciária.  Os participantes também elogiaram o trabalho apresentado. João Celino Durgo, gerente de Cadastro do Iperon, disse que a palestra foi muito esclarecedora e pôde comprovar que Rondônia está no caminho certo para a certificação e também está atendendo aos quesitos do Censo Previdenciário proposto pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda.

Estiveram presentes na palestra servidores da Polícia Militar;  da Sociedade dos Portos e Hidrovias; das  Secretarias de Finanças, de Educação,  de Planejamento e Orçamento; das Superintendências  de Juventude, Cultura, Esportes e Lazer e  de Desenvolvimento; da  Junta Comercial; do  Departamento Estadual de Trânsito; da  Fhemeron; da Assembléia Legislativa; do  DER;  do Ministério Público;  do Tribunal de Contas; dos  Sindicatos dos Profissionais do Controle Externo do Tribunal de Contas e dos  Servidores da Assembléia Legislativa;  representantes dos Institutos de Previdência dos Servidores dos municípios de Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná e Guajará Mirim, além de diretores e servidores do Iperon.

Leia mais:

Aposentados e pensionistas nascidos em agosto devem atualizar cadastro junto ao Iperon


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Economia, Governo, Previdência, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo