Governo de Rondônia
22/12/2024

REFORMA AGRÁRIA

Ouvidoria Agrária Nacional e Segurança Pública de Rondônia discutem ações para combater conflitos no Vale do Jamari

08 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Em decorrência dos últimos casos de conflitos na região do Vale do Jamari em Rondônia, a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) recebeu nesta terça-feira (08) a Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, que é presidida pelo ouvidor Agrário Nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho.

Segurança Pública e Ouvidoria Agrária discutem ações de enfrentamento à violência no campo

Segurança Pública e Ouvidoria Agrária discutem ações de enfrentamento à violência no campo

No encontro, foram discutidas questões envolvendo trabalhadores  e proprietários rurais que demandam providências do Incra para execução do programa de reforma agrária e do Terra Legal, bem como as estratégias e ações da polícia.

O desembargador Gercino destacou a importância dos trabalhos de inteligência que estão sendo desenvolvidos pela segurança pública na região de conflitos.

“Em todo setor de trabalho ou grupo social existem pessoas que cometem ilegalidades. É preciso identificar e punir essas pessoas, o que resultará na diminuição dos conflitos agrários no campo, para que a reforma agrária seja feita de forma harmônica”, disse.

O secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, destacou que há uma preocupação da segurança pública na região e que a polícia vem atuando de forma integrada, o que resultou em apreensões de armamentos e identificação de pessoas ligadas a movimentos.

“Infelizmente não vão ser as ações da polícia que vão resolver os conflitos agrários da região do Vale do Jamari, mas a necessidade do envolvimento de vários atores, cada um fazendo o seu papel e representando o Estado, só assim iremos vencer essa problemática”, salientou.

Quanto ao reforço do policiamento na região, o comandante Geral da Polícia Militar, Ênedi Dias, assegurou que o efetivo da Polícia Militar foi reforçado e que a Força Nacional de Segurança Pública permanecerá para ajudar em operações.

Durante a reunião foram apresentadas demandas que serão encaminhadas ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Uma delas é a instalação de uma delegacia da Polícia Federal no município de Ariquemes para tratar dos crimes de competência federal.

Saiba mais:
Reforço policial chega ao Vale do Jamari para combater crimes de pistolagem 
Patrulha Rural apresenta resultado das ações realizadas em dois anos no Vale do Jamari


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Arian Oliveira
Fotos: Márcia Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo