02/05/2024

EDUCAÇÃO

Orientações sobre segurança viária são reforçadas pelo Detran ao público que visita o Arraial Flor do Maracujá

27 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Atividades para crianças e adultos são apresentadas pelo Detran no Arraial Flor do Maracujá

O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia está desempenhando atividades no Arraial Flor do Maracujá, fortalecendo a prevenção de acidentes de trânsito, bem como orientações quanto ao perigo da mistura de  bebida alcoólica e direção. A Autarquia fortalece as ações educativas sobre a legislação e comportamentos seguros no trânsito durante o evento realizado no parque dos Tanques em Porto Velho.

As atividades vão ao encontro das ações do Governo de Rondônia visando garantir maior segurança no trânsito. O governador Marcos Rocha ressalta a importância em promover a conscientização da população sobre aspectos legais e práticas seguras. “Essa iniciativa é fundamental para promover um trânsito mais seguro em nosso Estado. A atuação do Detran nesse sentido é importante e contribui para um futuro com um trânsito mais responsável e consciente e todo o trabalho reflete na diminuição de acidentes”, disse.

Visitantes recebem orientações sobre segurança viária

O diretor-geral Léo Moraes explica que a Autarquia está presente na festa folclórica com uma tenda educativa de trânsito. “A Escola Pública de Trânsito- EPT e a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat recebem o público da festa,  onde prestam orientações sobre legislação e comportamentos seguros no trânsito, orientando crianças e adultos”, lembrou. Além disso, em todas as noites do evento é realizado sorteio de uma bicicleta e um capacete de motociclista para àqueles que visitam o stand.

Na segunda-feira (26) o agricultor Márcio Jean Pereira da Silva, e a esposa, Meline Lisandra de Souza Diniz, foram os sortudos que ganharam a bicicleta. “Viemos aqui na intenção de fazer uma boa ação. Juntar e doar tampinhas plásticas para um importante hospital de nossa região, e ao passar pelo stand do Detran, recebemos orientações sobre segurança viária”, contou.

“Além de ganhar a bicicleta, levamos para as nossas vidas importantes informações sobre uso correto de equipamentos de segurança e como o nosso comportamento influencia no trânsito. Agradeço ao Detran pelo importante papel que está realizando no arraial”, agradeceu a funcionária pública, Meline Lisandra.

O vigilante Xernaldo Ferreira da Silva também recebeu orientações e realizou o teste do bafômetro na tenda educativa do Detran. Ele avaliou como importante as orientações que recebeu dos agentes de trânsito da Dtfat. “Nas orientações que recebi da equipe foi realçado que dirigir alcoolizado não é apenas uma infração ou um crime, mas também uma atitude imprudente, perigosa e egoísta”.

TESTE DO BAFÔMETRO

O diretor-geral do Detran fala sobre o teste do bafômetro, que verifica se o motorista bebeu antes de dirigir. “O aparelho, usado por agentes de trânsito em blitz,  mede o álcool no ar dos pulmões, que indica o álcool no sangue”.

Segundo Léo Moraes, o Brasil adota a política de tolerância zero ao consumo de álcool e direção, conforme a Lei Seca. Isso significa que qualquer nível de álcool no organismo pode resultar em punições. O limite máximo permitido pelo teste do bafômetro é de 0,04 mg/L de ar alveolar, que equivale à margem de erro do aparelho.

“O teste do bafômetro é uma medida preventiva para evitar acidentes de trânsito por álcool e direção. Os motoristas devem saber dos riscos e das consequências de dirigir embriagados e seguir a legislação vigente”, finalizou.

Texto: Jarlana Davy
Fotos: Jarlana Davy e Frank Néry

Cidadania, Direitos, Economia, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Infraestrutura, Lazer, Legislação, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Trânsito