Governo de Rondônia
19/04/2024

DENÚNCIAS

Operação “Salve Patinhas ll” apura denúncias de animais em situação de maus-tratos em Porto Velho

18 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Diversos animais em condições extremas de maus-tratos foram encontrados

O Governo de Rondônia, por meio da Polícia Civil (PC), deflagrou no início na última segunda-feira (14), a Operação “Salve Patinhas II”, com o objetivo de apurar e responsabilizar quem pratica maus-tratos aos animais, em Porto Velho. A Operação resultou em 316 denúncias averiguadas, sendo 20 inquéritos instaurados, quase todas motivadas por ligações anônimas ao telefone 197.

Diversos animais em condição extrema de maus tratos e em situação irregular foram encontrados. As situações mais comuns verificadas foram falta de água e comida, animais presos por correntes curtas durante todo o dia, doentes e com infestação de carrapatos ou deixados em locais sujos e sem possibilidade de locomoção adequada.

Repressão se dá quando situações se repetem, por isso, outras operações serão feitas

A delegada, Janaína Xander, explicou que “inicialmente, a Operação visa orientar as pessoas quanto a melhor maneira de criar animais. A repressão se dá quando situações se repetem, por isso, outras operações serão feitas”, anunciou.

A Operação aconteceu em parceria com a Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

Vale destacar, que toda denúncia encaminhada ao telefone 197 deve ser clara a respeito dos pontos de referência para a localização do imóvel. Assim, a equipe chega com mais facilidade ao local.

Janaína reforçou que, ao se responsabilizar por um animal, o dono deve cuidar bem dele, de forma física e emocionalmente. “Animais sentem medo e dor, mas se recebem amor, serão fiéis e carinhosos para sempre”, finaliza.

A Delegacia de Repressão ao Crime contra o Meio Ambiente (DERCCMA), fica localizada na avenida José Amador dos Reis, 3214, bairro JK I. O contato pode ser feito pelo celular  (69) 98418-7820 ou pelo e-mail: derccma@pc.ro.gov.br.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Isabela Pereira
Fotos: Ésio Mendes e Isabela Pereira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Fiscalização, Meio Ambiente, Polícia, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo