OPERAÇÃO

Operação Paz no Campo desarticula quadrilha de grilagem de terra na região do Vale do Jamari

09 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) divulgou nesta quarta-feira (09) o resultado da operação Paz no Campo, desencadeada na terça-feira (08), no Vale do Jamari, para combater a grilagem de terra na região.

Segundo balanço apresentado, foram cumpridos 14 mandados de prisão, busca e apreensão, sendo destes nove presos em flagrantes, e ainda 29 pessoas indiciadas em inquérito policial. Os principais crimes cometidos foram de ameaça, esbulho possessório e crimes ambientais.

De acordo com o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, a região do Vale do Jamari apresenta inúmeros crimes relacionados ao conflito por terras. “Pessoas mal-intencionadas estão se infiltrando em grupos que lutam pela terra de forma ordeira para se beneficiar. Diante dessa situação, foi realizada a operação, objetivando trazer a paz no campo”, salientou.

Reis destacou, ainda, que a secretaria vem fazendo a sua parte com operações e aumento do efetivo policial na região, e que o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) tem convocado reuniões com o Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e demais órgãos envolvidos para que se estabeleça uma política de reforma agrária na região.

O diretor Geral da Polícia Civil, Eliseu Muller, disse que há quatro meses a polícia vem investigando pessoas ligadas à grilagem de terra. “O interessante é que boa parte dos presos e indiciados são pessoas que possuem propriedades e terras legalizadas. Mas, mesmo assim, se aproveitam da situação da região para invadir áreas, desmatar e depois vender”, destacou.

O secretário também informou que será apresentado um relatório com a identificação das áreas de maior conflito agrário no estado para que novas medidas sejam adotadas.

Texto: Arian Oliveira

Rondônia, Segurança