Governo de Rondônia
28/02/2024

ATUAÇÃO FISCALIZATÓRIA

Operação fiscaliza materiais elétricos nos municípios de Cacoal e Rolim de Moura

07 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Foram fiscalizados estabelecimentos

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem/RO) realizou operações de fiscalização em lojas de materiais elétricos nos municípios de Cacoal e Rolim de Moura. A ação aconteceu no período de 23 de outubro a 4 de novembro, e foram reprovados um total de 4.075 itens, incluindo adaptadores, tomadas, plugues e receptáculos para lâmpadas.

A metrologista Edvânia Benicio de Brito explicou que, “a ação tem como objetivo coibir a venda de produtos, que não estejam em conformidade com os regulamentos e portarias do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”.

A operação teve como foco, a verificação da qualidade de adaptadores e produtos relacionados em 53 estabelecimentos. No total, 7.877 materiais elétricos foram aprovados durante as inspeções, enquanto pouco mais de 4 mil foram reprovados.

O presidente do Ipem/RO, Carlos Albuquerque explicou que, “os produtos foram apreendidos porque não exibiam o selo de identificação de conformidade aprovado pelo Inmetro. Além disso, estavam sendo comercializados fora dos padrões estabelecidos pela NBR 14316:2002 e continham ligas ferrosas em sua composição”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Bruno Eduardo
Fotos: Edvânia Benicio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo