Governo de Rondônia
26/05/2024

SEGURANÇA E ECONOMIA

“Operação Especial Ambiente Seguro” certifica presença de classificação de economia em produtos

18 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Ipem desenvolve várias ações para certificar segurança

Com o objetivo de verificar a presença de etiquetas de classificação de economia nas mercadorias, fornecendo informações essenciais aos consumidores sobre a eficiência energética de produtos diversos, o Governo de Rondônia promoveu a “Operação Especial Ambiente Seguro”, entre os dias 9 e 10 de abril, em lojas de móveis e eletrodomésticos, e em uma empresa de manutenção em extintores de incêndio, em Porto Velho.

Equipes do setor de qualidade do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) realizaram a ação, em conformidade com os padrões do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia  (Inmetro), para verificar a presença de Etiquetas Nacionais de Conservação de Energia (Ence) nos produtos comercializados, que vão de “A” (mais econômico) a “E” (menos econômico).

O presidente do Ipem-RO, Carlos Albuquerque ressaltou como a presença do rótulo nos produtos é relevante. “A etiqueta Ence, não apenas informa a população sobre a eficiência energética dos produtos, como também contribui para o uso consciente de energia e redução do impacto ambiental”.

Durante a fiscalização constataram-se irregularidades, como a ausência da etiqueta em alguns produtos. Em resposta, os produtos que não estavam devidamente etiquetados,  foram interditados pelas equipes do Ipem-RO.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Bruno Eduardo
Fotos: Bruno Eduardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Empresas, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade, Tecnologia, Transparência


Compartilhe


Pular para o conteúdo