04/10/2024

AÇÕES INTEGRADAS

“Operação Eleições 2024” do governo de RO reforça segurança e transparência durante pleito

01 de outubro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

As eleições municipais de 2024 estão se aproximando, e Rondônia se prepara para garantir que o pleito ocorra de forma segura, pacífica e organizada. Com a “Operação Eleições 2024”, o governo do estado intensifica sua atuação em conjunto com diversas instituições de segurança pública, para proteger eleitores, autoridades e o próprio processo democrático.

SEGURANÇA E INTEGRAÇÃO NACIONAL

As eleições vão ser realizadas no dia 6 de outubro, com um eventual segundo turno marcado para 27 de outubro. Durante este período, o estado de Rondônia está em alerta máximo para garantir a integridade do processo eleitoral. A operação faz parte de uma iniciativa nacional, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN).

Em Rondônia, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) lidera o planejamento e a execução da Operação. O governo do estado destaca o compromisso de garantir que o eleitor rondoniense exerça seu direito de voto de forma tranquila e segura. Todo o sistema de segurança pública vai estar em plena operação, monitorando e atuando em todas as áreas de interesse operacional.

PARCERIA COM O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL

O convênio firmado entre o governo do estado e o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) é um dos pilares desta Operação. O acordo prevê a atuação direta da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) no apoio às atividades do TRE-RO, garantindo a segurança de magistrados, servidores da Justiça Eleitoral e eleitores. Além disso, o convênio assegura o aprimoramento da segurança institucional do TRE-RO durante todo o período eleitoral.

O secretário de Segurança, Felipe Bernardo Vital declarou acerca da ação: “Nosso objetivo é garantir que cada cidadão tenha a liberdade de votar sem medo ou intimidação. A segurança pública está trabalhando para que o processo eleitoral seja conduzido com transparência e ordem. A segurança das eleições 2024 é nossa prioridade.”

RECURSOS E EFETIVO ENVOLVIDO

Para viabilizar a operação, o governo de Rondônia utiliza recursos financeiros repassados pelo TRE-RO, que destinou R$ 1 milhão  para reforçar a segurança nas eleições de 2024. O efetivo das polícias do estado contará com 2.232 policiais militares, 344 policiais civis, além de 317 viaturas e outros veículos cedidos pelo TRE-RO. Esses recursos serão fundamentais para o transporte e patrulhamento das zonas eleitorais, principalmente nas áreas mais remotas e de difícil acesso.

COORDENAÇÃO E MONITORAMENTO

A Operação será monitorada em tempo real pelos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICC), que funcionarão como uma central de operações conectada ao CICCN em Brasília, o que permitirá uma comunicação eficiente e o rápido deslocamento de equipes para áreas críticas, sempre em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral. Além da presença das forças estaduais, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Exército Brasileiro, também estarão envolvidos no suporte às atividades de segurança, reforçando a estrutura existente.

COMPROMISSO COM A DEMOCRACIA

A “Operação Eleições 2024” representa o esforço conjunto das instituições para assegurar a proteção do processo eleitoral em Rondônia. Com a integração de diversas forças de segurança e o uso de tecnologia avançada para o monitoramento, o governo de Rondônia reafirma o compromisso com a democracia e com o direito de voto dos cidadãos.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃOS

Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Secom

Cidadania, Direitos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Polícia, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Transparência