Governo de Rondônia
28/03/2024

AVALIAÇÃO

Operação do Ipem em Rondônia fiscaliza normas de segurança em brinquedos

06 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Brinquedos devem obedecer às normas de segurança

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia – Ipem tem intensificado suas ações para combater a comercialização irregular de produtos, no Estado. Como parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, promovido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, o Ipem realiza operações de fiscalização e orientação em diferentes setores.

Na última semana, a operação foi direcionada à fiscalização e orientação dos brinquedos. Ao todo, cerca de 800 brinquedos foram avaliados pelo Instituto. Durante as inspeções, foram constatados, aproximadamente, 50 produtos irregulares, que não atendiam às normas de segurança estabelecidas.

Os fiscais do Ipem orientaram os comerciantes quanto às medidas corretivas a serem adotadas, a fim de garantir que esses produtos não sejam comercializados de forma irregular. A orientação incluiu informações sobre a importância de seguir as regulamentações de segurança, à necessidade de verificar a procedência dos brinquedos e a obrigatoriedade de apresentarem o selo do Inmetro.

O presidente do Ipem, Carlos Albuquerque considerou que, “nesta ação, nossas equipes atuaram no comércio do município de Porto Velho, com o objetivo de verificar se os brinquedos expostos estão em conformidade com as normas do Inmetro, e zelar pela saúde e segurança do consumidor. Nossas crianças precisam de proteção”, destacou.

Essa ação do Ipem tem como intuito, garantir a segurança dos consumidores, especialmente das crianças, evitando assim, acidentes e certificando a qualidade dos produtos disponibilizados no mercado. Além disso, busca-se promover a conscientização dos comerciantes sobre a importância de seguirem as normas de segurança estabelecidas pelo Inmetro.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Amorim
Fotos: Bruno Eduardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Direitos, Educação, Empresas, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Legislação, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo