Governo de Rondônia
28/04/2024

SEGURANÇA E QUALIDADE

Operação de fiscalização em Jí-Paraná verifica produtos em desacordo com Inmetro

30 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Entre os dias 18 e 23 deste mês mais uma operação de fiscalização em produtos regulamentados pelo Inmetro aconteceu no município de Ji-Paraná. A ação promovida pelo Governo de Rondônia foi direcionada à diversos tipos de estabelecimentos, incluindo lojas de material para construção, ferragens, supermercados, confecção têxtil e eletrodomésticos.

Durante a operação o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia — Ipem, identificou produtos sem o selo de identificação de conformidade, itens que não atendiam ao padrão brasileiro de plugues e tomadas, produtos elétricos contendo ligas ferrosas em sua composição e produtos desprovidos da etiqueta Etiqueta Nacional de Conservação de Energia – ENCE aprovada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.

ETIQUETA ENCE

A Etiqueta Nacional visa informar o desempenho energético dos equipamentos, veículos leves e edificações. As informações que ela contém, quando bem interpretadas, podem ajudar – e muito – o consumidor na hora da compra de um equipamento mais eficiente no consumo de energia.

Para o presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia — Ipem, Carlos Albuquerque, a operação ressalta a relevância da fiscalização para assegurar que produtos no mercado atendam aos padrões de segurança e qualidade. “Dessa forma estamos protegendo os consumidores e promovendo a conformidade com as regulamentações”, disse.

A metrologista do Ipem, Edvania Benício de Brito, destacou que medidas foram tomadas de imediato para garantir a segurança do consumidor. “Os produtos irregulares sem o selo de identificação da conformidade, fora do padrão brasileiro e com ligas ferrosas foram recolhidos e os produtos sem a presença visível da etiqueta ENCE foram interditados”, explicou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Bruno Eduardo
Fotos: Bruno Eduardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Indústria, Infraestrutura, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo