Governo de Rondônia
25/05/2024

CONDUTORES

“Operação Corta Giro” intensifica fiscalização a motos irregulares e barulhentas em Porto Velho

22 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

No total, 57 autuações foram lavradas e 10 veículos apreendidos, durante operação 

Com o objetivo de promover mais segurança no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) em conjunto com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Policia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), realizaram no domingo (21), mais uma fase da “Operação Corta Giro”, que visa coibir e tirar de circulação motocicletas irregulares, com escapamentos barulhentos ou que possam provocar acidentes. As operações ocorreram na confluência das Avenidas Jatuarana com Campos Sales, e outra, no Bairro Conceição, ambas na zona Sul de Porto Velho.

Como resultado da ação, foram apreendidos 10 veículos e lavradas 57 autuações. Em especial a apreensão de uma motocicleta de 1000 cilindradas, com placa levantada, para evitar identificação e autuações pelas câmeras de vigilância, no cometimento de ilícitos no trânsito, além de outras irregularidades. Tal infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde o condutor é penalizado com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de multa de R$ 293,47.

DESDOBRAMENTOS

O auxiliar de fiscalização de trânsito, Carlos Alessandro da Silva, enfatizou a relevância da “Operação Corta Giro” no sentido de retirar de circulação, veículos que incomodam e acabam por colocar a vida da população em risco, bem como condutores sem habilitação. “A operação foi bem ilustrativa, pois iniciamos abordando duas motocicletas devido ao barulho, e posteriormente, os casos foram aparecendo, resultando nas apreensões e autuações pelas irregularidades”.

Na operação, houve a apreensão de uma moto que já havia sido autuada e dado prazo de regularização e vistoria. O condutor não efetuou no prazo e com isso a moto foi novamente abordada e desta vez apreendida, pois continuava apresentando os mesmos problemas já apontados anteriormente.

Detran desencadeia Operação Corta Giro

Ao mesmo tempo, os agentes de trânsito também orientaram e informaram aos condutores que eles poderiam regularizar seu veículo durante a blitz. Foi o que aconteceu com condutor que foi parado durante a ação, e constatado que sua moto estava sem o mangote do filtro de ar, provocando o ruído excessivo. O condutor foi autuado, e para que sua moto não fosse apreendida foi dado a ele a oportunidade de regularizar, que trouxe uma peça e foi liberado sem apreensão da motocicleta.

O sargento da BPTran, Dvalnei Borges de Araújo, reforçou o objetivo da “Operação Corta Giro” em retirar de circulação veículos irregulares, sem licenciamento, bem como motoristas sem habilitação.

APOIO

O diretor do Detran-RO, Léo Moraes destacou que, são realizadas blitze educativas diariamente, orientando os motoristas sobre a importância de seguir as regras de trânsito. “No entanto, alguns condutores ainda insistem em não cumprir a legislação, e nós temos de fazer cumprir as exigências da lei. Em alguns casos, como na Corta Giro, somos obrigados a tirar de circulação estes veículos”.

NÚMEROS

A primeira fase da operação ocorreu na madrugada de domingo (21), na confluência da Avenida Jatuarana com Campos Sales. A outra fase, aconteceu também no domingo, no período noturno, no Bairro Conceição, ambas na Zona Sul da Capital.

Na madrugada, foram realizadas 12 abordagens exclusivamente em motos, com um total de seis remoções (veículos recolhidos ao pátio do Detran), e 27 autuações. A noite também foram realizadas 12 abordagens, com remoção de 4 veículos e 30 autuações.

As infrações foram em decorrência de habilitação vencida há mais de 30 dias; adulteração de veículos na placa, ou outras características, sem placa; falta da inspeção veicular; com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Anderson Parente
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Municípios, Polícia, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo