16/08/2024

MODERNIZAÇÃO

Ministro Mangabeira Unger trata de temas educacionais e o agronegócio rondoniense

11 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Emerson Castro reunido com Mangabeira Unger em Brasília

Com o propósito de manter o desenvolvimento de políticas públicas em consonância com a Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo federal (SAE), o secretário chefe da Casa Civil de Rondônia, Emerson Castro, reuniu-se nesta terça-feira (9) com o ministro Mangabeira Unger.

Em agradecimento ao período em que o ministro esteve no Estado, Emerson Castro fez um retrospecto do legado produzido por ele. “O Mangabeira Unger foi o responsável pelo pensamento moderno de Rondônia e as bases de desenvolvimento de curto e longo prazo foram pensadas por ele e pelo governador Confúcio Moura”, disse.

Unger pediu dados das políticas de regularização fundiária, recuperação de terras e pastagens degradadas.  Castro apresentou números que tornam Rondônia como um dos principais Estados do país na questão de regularização urbana e rural, falou das usinas de calcário que têm promovido um impulso no agronegócio rondoniense.

O ponto alto da reunião foi a política de educação, e o secretário falou da filosofia implementada da educação libertadora e transformadora do modelo da Escola Anísio Teixeira. “Preparamos o jovem para o mundo com ensino da língua inglesa, intercâmbio internacional e atividades que desenvolvem o pensamento crítico e o empreendedorismo globalizado”, explicou.

Emerson Castro colocou-se à disposição do ministro e solicitou que as políticas inovadoras da SAE sejam implementadas no Estado, tanto na área da educação quanto desenvolvimento no campo agropecuário.

Também participou da reunião a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Elizete Lionel.

Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes