Governo de Rondônia
24/06/2024

AGRICULTURA DA AMAZÔNIA

Oficina técnica sobre “Rastreabilidade no trânsito animal” é apresentada durante a Rondônia Rural Show Internacional

24 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O evento aconteceu no Auditório RondoLEITE, no Pavilhão da Bovinocultura e contou com participação de dezenas de estudantes e produtores rurais

Rastreabilidade no trânsito animal’, esse foi o tema da última oficina técnica, promovida nesta sexta-feira (24), pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), na 11ª Rondônia Rural Show Internacional. O evento aconteceu no Auditório  da RondoLEITE, no Pavilhão da Bovinocultura e contou com participação de dezenas de estudantes e produtores rurais de diversas regiões de Rondõnia e do Acre.

Segundo o médico veterinário da Unidade da Idaron em Buritis, Marcelo Almeida  a proposta da oficina é mostrar a importância da Guia de Trânsito Animal (GTA) para controle de trânsito, controle de eventos pecuários, sistema de produção, bem como ferramenta voltada à manutenção da zona livre de febre aftosa sem vacinação. “A rastreabilidade, por meio da GTA, permite ainda, estudo e detecção precoce de doenças, para garantir a sanidade agropecuária e o desenvolvimento socioeconômico do estado”, explicou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha o controle do trânsito de animais é fundamental para prevenir doenças. Neste sentido, o governo vem investindo em projetos e ações voltadas ao propósito dos cuidados no tocante à defesa sanitária do estado.

Sobre o tema, o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha, explica que, a Guia de Trânsito Animal é um documento oficial e de emissão obrigatória para o trânsito intradistrital e interestadual de animais para qualquer finalidade (abate, recria, engorda, reprodução, exposição, leilão, esporte e outros). “A GTA não é obrigatória apenas para cães e gatos. O manuseio de seus produtos e subprodutos é fundamental para impedir a propagação ou a entrada de doenças, auxiliar no combate a focos de doenças, permitir a rastreabilidade, favorecer a certificação para exportações, controlar o saldo de rebanhos estabelecer e manter as zonas e os compartimentos livres de doenças”, enfatizou.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL 2024

1º Dia do evento

2º Dia do evento – Parte II – Parte III

3º Dia do evento

4º Dia do evento

5º Dia do evento – Parte IParte II


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Toni Francis
Fotos: Idaron/Arquivo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Economia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Ji-Paraná, Rondônia, Rondônia Rural Show Internacional 2024, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo