Governo de Rondônia
10/01/2025

RECONHECIMENTO

Oficial da Polícia Militar de Rondônia participa como palestrante em Congresso Internacional de Mediação Policial

25 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

capitao PM Henrique

Capitão PM Henrique Barbosa durante palestra

Durante os dias 13, 14 e 15 de abril de 2016, o capitão da PM Paulo Henrique da Silva Barbosa, da COE (Companhia de Operações Especiais), participou como palestrante da segunda edição do Congresso Ibero-Americano de Mediação Policial, na cidade de Vila-real na Espanha, conhecida como a “capital mundial da mediação policial”, com mais de 400 congressistas. O congresso teve como objetivo aprofundar os valores do diálogo na atividade Policial como ferramentas eficazes e eficientes para a resolução de conflitos e de “construção da paz”.

Para o Brasil e para Rondônia essa prática é inovadora e aborda a resolução de conflitos como uma das mais poderosas ferramentas de redução de crimes e implantação de uma cultura voltada para a não violência. Além de promover valores como o respeito, liberdade e justiça, que são os valores da coexistência pacífica.

Participaram do Congresso  palestrantes como Pedro Blasco, da ONG Mensageiros da Paz, o comissário-geral da Polícia Nacional do Panamá, general Willington Zambrano, o ativista de direitos humanos Mamadou Dia, o doutor em conflitos Josep Redorta, o ganhador do Prêmio Nobel e fundador de Estudos da Paz, Johan Galtung, bem como os coronéis William Antonio Díaz Correa, Yed Milton López Riaño e  Carlos Humberto Rojas Pabon da Polícia Nacional da Colômbia, as juízas da Espanha Amparo Salom Lucas e  Isabel LLambes Sánchez, além do desembargador  da província de Barcelona Pascual Ortuño Muñoz, dentre outros.

A palestra versou sobre Mediação Policial em Ações de Reintegração de Posse, tema esse que havia sido premiado a nível nacional pelo Instituto Innovare, sendo vencedor na categoria Juiz, em conjunto com o capitão PM de Rondônia Marcelo e o Juiz Federal Dimis Braga. O Prêmio Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas.

No evento também foi feito a entrega da Medalha “Mérito Forte do Príncipe da Beira” concedida pelo Comando da PM ao inspetor Ramon Martinez e à Inspetora Rosana Gallardo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lenilson Guedes
Fotos: Reprodução
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo