DESENVOLVIMENTO

Obra na Linha Mourão, em Costa Marques, é executada por meio de Termo de Cooperação entre Prefeitura e Governo

03 de julho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Linha Mourão agora possui condições de trafegabilidade para escoamento da produção

O estreito e precário acesso de produtores rurais à área urbana do município de Costa Marques por meio da Linha Mourão está sendo transformado em uma estrada elevada, larga e cascalhada que permite melhores condições de trafegabilidade para escoamento da produção.

A obra é executada por meio de Termo de Cooperação  entre a Prefeitura de Costa Marques e o Governo de Rondônia. Uma ação conjunta onde a Prefeitura permitiu ao Estado a execução da obra em via municipal. Os trabalhos foram iniciados há cerca de 15 dias para atender a demanda dos moradores locais.

A melhoria das estradas estaduais tem sido uma das prioridades do governador Marcos Rocha que tem, inclusive, incluído no cronograma de obras, vias municipais. A execução das obras por parte do Estado é feita por meio Departamento de Estradas de Rodagens e Transporte (DER).

O diretor-geral do DER Elias Rezende, está à frente desta missão que é realizada com celeridade e qualidade em todo o Estado. São mais de 40 frentes de serviço simultâneas.

Na Linha Mourão, são cerca de 2 metros alargados de cada lado da via.”São 16 km onde são feitos patrolamento e cascalhamento, e instalação de manilhas em alguns pontos”, explica o residente regional do DER, Pablo Henrique.

Linha Mourão era apenas uma picada, o que dificultava a trafegabilidade no local

Na entrada do ramal 2 ligado a Linha Mourão, considerado historicamente um dos pontos mais críticos, a ponte estreita e precária de madeira já causou acidentes envolvendo pessoas e animais. Agora, no local, a trafegabilidade ocorre pela estrada com a implantação de tubos de água.

O jornalista José Geovani, proprietário de uma emissora de rádio no município, destacou a satisfação de ver o Governo atender uma demanda antiga e tão importante para os moradores rurais. “A história dos moradores da Linha Mourão é bastante comovente. As pessoas reclamavam no programa de rádio da situação. Eles perdiam a produção no caminho até chegar às feiras, pois as frutas amassavam e tinham que tocar o gado pela picada até ser possível transportar no caminhão”, conta.

Desta forma, a estrada representa segurança e também mais conforto para os produtores, pois antes a descida pela linha, que fica em área de serra, era sinônimo de sofrimento. ”Eu me sensibilizei com a situação dos moradores, sem estrada para escoamento da produção. Um morador antigo me contou das dificuldades chorando. E como jornalista, eu passei a cobrar a mudança dessa condição da linha, e isso chegou ao governador Marcos Rocha. E esse Governo será o primeiro a entregar essa obra de primeiríssima qualidade. Eu só tenho a agradecer”.

No entorno da Linha Mourão há cerca de 50 famílias. A produtora rural Renata Karine Gomes conta que a melhoria da linha rural é recebida com alegria pelos moradores. Os sogros dela já moram na região há 40 anos. A sogra já chegou a cair da antiga ponte quando estava em busca de escoar a produção. Na propriedade, eles cultivam feijão, milho, amendoim, batata doce e ainda tem pecuária leiteira para produção de queijo. “Era dificultoso demais. Agora estamos felizes com essa estrada”, conta Renata.

Para o prefeito Vagner Miranda da Silva, o Mirandão, a melhoria da estrada gera um impacto muito positivo para a comunidade. “Na Linha Mourão só passavam motos e carretinhas, e hoje nós temos a gratidão por essa obra. Antes o que era picada, agora é estrada. A Linha Mourão é uma das melhores terras produtivas, sem adubo, onde se produz uma diversidade de alimentos, e essa estrada vai beneficiar muito essas pessoas”, disse o prefeito.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry

Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade, Trânsito