Governo de Rondônia
27/04/2024

INFRAESTRUTURA

Obra das cabeceiras da ponte da BR-421 em Ariquemes segue em ritmo acelerado; conclusão está prevista para julho deste ano

24 de abril de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

O transito é feito por uma ponte de mão única, que encontra-se sob responsabilidade do Dnit.


O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), executa em ritmo acelerado a obra das cabeceiras da ponte de concreto sobre o rio Jamari, localizada na BR-421, em Ariquemes. O governador, coronel Marcos Rocha fez uma visita neste sábado (24), para verificar de perto o andamento da obra, acompanhado do diretor do DER, Elias Rezende.

O colchão drenante de rochas vai proteger a cabeceira da ponte no período chuvoso.

Um dos lados já está quase pronto. “Agora as máquinas se concentram no outro lado onde está sendo feito o colchão drenante, para proteger a cabeceira na época do período chuvoso. Esse colchão é feito com rochas e em alguns pontos chega a oito metros de altura. O próximo passo é colocar o aterro que vai dar suporte à base da camada asfáltica, o que deve acontecer até julho deste ano”, garantiu o diretor.

Ele disse ainda, que a nova ponte sobre o rio Jamari que dá acesso aos municípios de Campo Novo de Rondônia, Monte Negro e Buritis é de concreto, com 120 metros de extensão e 10 metros de largura. Dar celeridade a essa obra é uma determinação do governador, coronel Marcos Rocha. A ponte beneficiará de forma direta aproximadamente 150 mil moradores da região do Vale do Jamari.

Apesar de estar em uma rodovia federal, a ponte foi um compromisso assumido pelo Governo do Estado em gestões anteriores, onde no projeto constava a ponte sem as cabeceiras. A obra está sendo concluída pelo Executivo Estadual e deve ser repassada ao Governo Federal assim que ficar pronta. “Entendemos que essa obra é de suma importância para quem mora nessa região do Vale do Jamari, para o escoamento da produção. Hoje, o trânsito é feito por uma ponte de mão única, que encontra-se sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A  nova ponte de concreto sobre o rio Jamari terá pista de mão dupla, evitando diversos transtornos e riscos aos usuários que trafegam na BR-421”, enfatizou o governador.

A usina de asfalto que esta sendo instalada em Ariquemes vai ajudar a reduzir custos de operação do DER e atender toda região do Vale do Jamari

O governador, ao vistoriar a obra, ficou animado com o prazo de conclusão previsto pelo DER e anunciou também que o Governo do Estado está requerendo junto ao Dnit a estrutura da ponte antiga, que deverá ser transformada em uma ciclovia e passagem para pedestres.

Outra notícia que deve ajudar a cortar custos de operação é a instalação de uma usina de asfalto em Ariquemes, evitando que o asfalto seja trazido para a região vindo dos municípios de Jaru e Porto Velho. A nova usina de asfalto vai atender não só a obra da ponte da BR-421 como também todas as frentes de trabalho do DER na região do Vale do Jamari, inclusive nos programas “Tchau Poeira” e “Governo na Cidade”.

*contém áudio para rádios nas palavras destacadas


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Fiscalização, Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Serviço, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo