17/07/2024

SOLIDARIEDADE

Nota Legal Rondoniense reforça a importância das ações do programa e doações para entidades sociais

20 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Para cada nota participante, até R$ 0,25 é doado para instituições escolhidas pelo cidadão

Na sexta-feira (17), no município de Ji-Paraná, a equipe do Nota Legal Rondoniense conheceram as ações desenvolvidas por entidades sociais cadastradas no programa, como a Associação de Amigos da Orquestra, com o projeto Orquestra em Ação; e o Lar do Idoso Aurélio Bernardi. O programa Nota Legal Rondoniense, além de premiar o consumidor que pede a nota fiscal, contribui com 60 entidades sociais do estado de Rondônia, destacando a importância da doação efetuada pelo próprio consumidor. Para cada nota participante, até R$ 0,25 é doado para instituições escolhidas.

Pela manhã, a equipe conheceu a Associação de Amigos da Orquestra, que oferece educação musical gratuita para 400 estudantes por semestre, focando especialmente, em crianças e jovens de baixa renda. Localizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Francisco, o projeto proporciona cursos em diversos instrumentos musicais e teoria musical. Os alunos do projeto Orquestra em Ação fizeram apresentações de piano, percussão, violino, voz e violão. A presidente da Associação de Amigos da Orquestra e Coordenadora do Projeto Orquestra em Ação, Thayná Caroline Fucks Cardoso ressaltou sobre a importância do incentivo do programa, “a visita do Nota Legal é uma oportunidade para destacar o impacto dos recursos recebidos, permitindo assim, que a Associação continue a transformar vidas através da música”.

No período da tarde foi no Lar do Idoso Aurélio Bernardi, que atualmente atende 60 idosos. A equipe conheceu as instalações da Instituição que existe desde 1997, e oferece um espaço amplo com academia e barbearia. Luis Bernardi, presidente e fundador do Lar do Idoso destacou a relevância do programa e o quanto o Nota Legal já os ajudou. “Desde o início da participação da entidade, recebemos cerca de R$ 200 mil em doações, através das notas fiscais. É muito importante que as pessoas peçam a nota e façam a doação, não só para nós, mas para outras entidades, já que esse trabalho do governo do estado nos ajuda muito”, enfatizou.

Programa Nota Legal atende entidades sociais

A coordenadora do Nota Legal Rondoniense, Letícia Lara evidenciou quanto à importância de conhecer o trabalho das instituições cadastradas. “Visitar essas instituições nos permite ver diretamente o impacto que o programa tem na vida das pessoas. É gratificante ver como as doações são utilizadas para melhorar a qualidade de vida e proporcionar oportunidades”.

O governador do estado, Marcos Rocha ressalta os benefícios do programa para o crescimento do Estado. “O Nota Legal é uma iniciativa fundamental para promover a educação fiscal e incentivar a cidadania ativa. Ao solicitar a nota fiscal, os consumidores concorrem a prêmios, e ajudam a financiar projetos sociais, que fazem a diferença na comunidade.”

NOTA LEGAL RONDONIENSE

Nesta semana, aproximadamente R$ 250 mil foram repassados às entidades sociais. O programa Nota Legal Rondoniense é uma iniciativa do governo do estado, que promove a educação fiscal e incentiva os consumidores a solicitarem cupons fiscais nas compras, em estabelecimentos locais, conscientizando sobre a importância dos impostos no financiamento das atividades do estado.

Para participar do programa, basta baixar o aplicativo do Nota Legal Rondoniense e se cadastrar. A cada cupom fiscal acima de R$ 10, o cidadão tem direito à uma raspadinha instantânea, com prêmios de R$ 50 a R$ 500. Além disso, a cada R$ 50 acumulados em compras com Cadastro de Pessoa Física (CPF) na nota fiscal, é gerado um bilhete para participar dos sorteios trimestrais, com valores que variam de R$ 5 mil a R$ 20 mil. O programa permite também, contribuir com a entidade social escolhida.

Texto: Vanessa Mafra
Fotos: Célio Henrique

Economia, Governo, Ji-Paraná, Municípios, Rondônia, Rondônia Rural Show Internacional 2024, Serviço, Servidores, Sociedade