27/04/2024

DESENVOLVIMENTO

No IV Fórum de Prefeitos e Vereadores, Governo de RO propõe fortalecer resultados em benefício da população

14 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Fórum reúne equipe do Governo, prefeitos, vereadores e representantes do  Legislativo e Judiciário em prol do desenvolvimento

Com o tema ‘‘A renovação da mente nos traz novas atitudes’’, o Governo de Rondônia iniciou na quinta-feira (14), a 4ª edição do Fórum de Prefeitos e Vereadores do Estado, em uma casa de eventos, em Porto Velho, tendo em sua programação, o acolhimento de demandas para alinhamento de ações, troca de ideias inovadoras, palestras, e principalmente, o intuito de acelerar e fortalecer os resultados em benefício da população.

Na abertura da solenidade, o governador de Rondônia, Marcos Rocha participou de coletiva de imprensa e destacou que, o Fórum foi proposto pelo Governo de Rondônia com foco nos avanços no desenvolvimento do Estado e no bem-estar social, e que o evento, a cada edição, tem impulsionado o Estado a alcançar resultados exitosos, que beneficiam a população.

O governador pontuou que, com esse alinhamento, o Governo assegurou investimentos em infraestrutura para os municípios, o que tem deixando as cidades mais atrativas e desenvolvidas; e também foi pactuado o Projeto Compartilhando Saúde, que fortaleceu a descentralização da saúde, com procedimentos cirúrgicos, realizados em municípios do Estado.

Coletiva de imprensa sobre as ações propostas no Fórum

AÇÕES PARA 2024

O governador anunciou o fortalecimento das ações municipalistas, em 2024. ‘‘O Governo de Rondônia está atento às necessidades dos 52 municípios, fortalecendo a participação de todos para o progresso da região. A população e aqueles que visitam o Estado estão percebendo a transformação que está acontecendo em nossas cidades, com mais negócios, mais empregos, mais praças, mais asfalto, mais desenvolvimento, e vamos seguir investindo em ações municipalistas’’, garantiu.

Marcos Rocha disse ainda que, a proposta desta edição do Fórum de Prefeitos e Vereadores do Estado, é impactar o público com informações e gerar atitudes que melhorem a gestão pública, com mais agilidade e entregas. ‘‘A renovação do que fazemos, acontece quando acreditamos em Deus e de que somos capazes de ajudar no desenvolvimento do Estado e na transformação da vida das pessoas”, evidenciou.

Segundo o governador, ‘‘um exemplo disso, é o que aconteceu em relação à geração de empregos em Rondônia, que alcançou a menor taxa anual de desemprego do Brasil, isso significa que, pessoas antes desempregadas estão tendo uma vida digna. E esse impacto positivo na sociedade rondoniense, está acontecendo em diversas outra áreas, por meio das ações municipalistas do Governo de Rondônia, onde o recurso do Estado é colocado nos municípios para beneficiar a população’’.

A titular da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha aproveitou a oportunidade para anunciar mais uma ação conjunta do Governo com os municípios, o Pacto Criança Segura Rondônia, que vai ser assinado, na sexta-feira (15).

‘‘É muito bom ver aqui no Fórum, pessoas que se importam em trazer desenvolvimento para o Estado e à população, e mais um importante passo será dado para isso será assinado o Pacto Criança Segura, que será firmado entre o Governo de Rondônia, representantes dos Poderes e dos municípios, para fortalecer a rede de proteção das crianças”, enfatizou a secretária.

IMPACTO

Para o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, o Fórum é um momento de integração e aprendizagem, preparado para ajudar a todos os participantes a contribuírem para a evolução do Estado. ‘‘As pessoas vão sair deste Fórum impactadas e transformadas’’, afirmou.

Já o vice-governador e titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Sedec), Sérgio Gonçalves, pontuou que, o Fórum é um espaço para alinhar ações que darão mais velocidade aos resultados, e para colocar na pauta conjunta do Estado; temas importantes para gerar transformação como mercado verde, transição enérgica; inovação e nova industrialização com foco na atração de investimentos.

NOVIDADES

Além do palco principal com o compartilhamento das políticas públicas pela equipe do Governo de Rondônia, palestras com convidado especial, este ano, o Governo de Rondônia inovou com um espaço preparado para secretarias e a Governadoria acolher, e dar encaminhamento às demandas apresentadas por prefeitos e vereadores. Outro diferencial são os estandes de instituições financeiras para atendimento dos gestores municipais.

Fórum é um espaço de integração e aprendizagem

INTEGRAÇÃO

O fortalecimento do diálogo do Governo de Rondônia com prefeitos e vereadores foi destacado pela presidente da União de Câmaras e Vereadores de Rondônia, UCAVER, vereadora Rosária Helena.

‘‘O Governo de Rondônia nos surpreendeu neste 4° Fórum, está tudo diferente, com os estandes das secretarias, para mim e meus colegas vereadores é uma surpresa muito positiva. O acolhimento do Governo às nossas demandas de políticas públicas é diferenciada, Rondônia está vivendo um momento ímpar. Estamos diante de um grande Fórum’’, ressaltou a vereadora.

O evento também foi elogiado pelos prefeitos e representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, que estiveram presentes no evento juntamente à equipe de secretários do Governo de Rondônia.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça

Cerimônia, Economia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Municípios, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade