01/05/2024

TRÂNSITO SEGURO

Movimento Maio Amarelo é aberto oficialmente em Rolim de Moura

05 de maio de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Movimento Maio Amarelo tem o objetivo de desenvolver ações por um trânsito mais seguro

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran/RO, abriu oficialmente o Movimento Maio Amarelo 2022, na cidade de Rolim de Moura, na terça-feira (3). O evento ocorreu no auditório de um instituto de ensino superior do município e contou com as presenças do vice-governador José Atílio Salazar Martins, do diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida e de outras autoridades, parceiros e sociedade civil.

O vice-governador José Atílio agradeceu as participações dos envolvidos e transmitiu um abraço do governador Marcos Rocha. Ele também destacou a importância do Movimento Maio Amarelo, que tem como tema – “Juntos Salvamos Vidas”.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida ressaltou a importância da participação do poder público, da iniciativa privada e sociedade civil organizada nas ações do Movimento Maio Amarelo, objetivando um trânsito mais seguro para todos, destacando que o trânsito é feito por pessoas e cada um deve fazer a sua parte.

Paulo Higo disse que o Detran Rondônia tem trabalhado ações voltadas à educação, conscientização e fiscalização para conter os sinistros e mortes no trânsito; convocou a sociedade a pensar em estratégias e afirmou que o poder público está fazendo a sua parte, “mas é importante o envolvimento da população nesse trabalho, o Detran e o Governo do Estado estão em via de aderir ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Sinistros de Trânsito – Pnatrans”, afirmou.

A implantação do Pnatrans em Rondônia é fundamental e traz metas ousadas, ressaltou  Paulo Higo, abordando ainda, quanto à importância da somatória de esforços de todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, no sentido de desenvolver ações efetivas que garantam o desenvolvimento dos seis eixos propostos pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

O diretor-geral do Detran Rondônia agradeceu a presença do vice-governador José Atílio e de todas as autoridades e representantes da sociedade civil organizada e, ao governador Marcos Rocha, que tem cobrado e apoiado às ações do Detran Rondônia.

O diretor Técnico de Educação de Trânsito – Dtet, Ruymar Pereira de Lima dirigiu-se com agradecimento ao diretor Técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat, Welton Roney Ribeiro, em que destacou a união de forças consolidadas entre Educação e Fiscalização, objetivando um trabalho maior, melhor e com qualidade, “isso só é possível porque nós temos uma gestão comprometida com o trânsito”, disse Ruymar Pereira.

E falou sobre o papel importante que a educação exerce sobre as pessoas e mencionou o trabalho de Educação para o Trânsito, que tem a missão de conscientizar as pessoas, “porque educação agente faz na escola com as crianças, mas o adulto , é preciso fazer um trabalho de conscientização para que ele se sensibilize e mude de atitude”, afirmou.

Etilômetros com tecnologia avançada foram entregues às unidades do Detran no interior

Welton Ribeiro destacou os números alarmantes de condutores que são flagrados dirigindo sob influência de bebida alcoólica e mencionou a aquisição dos etilômetros Alcolizer  que detecta teor de álcool por aproximação. “Com equipamentos de tecnologia avançada, a Operação Lei Seca ficou mais dinâmica e alcançando um número maior de condutores que insistem em dirigir embriagados”, ressalta.

ETILÔMETROS ALCOLIZER

Durante o evento, foram entregues kits do novo etilômetro Alcolizer para a equipe de Fiscalização de Rolim de Moura e os agentes de trânsito, Joe Araújo dos Santos e Nádia Lizie de Paula Souza demonstraram como o aparelho funciona.

O Alcolizer é um bafômetro passivo, ao contrário do etilômetro tradicional, não há necessidade de ser assoprado. O aparelho consegue captar no ar se a pessoa está sob efeito de álcool ou não.

Na sequência, o chefe da Circunscrição Regional de Rolim de Moura – Ciretran, João Batista Silva agradeceu o comparecimento de todas as pessoas no evento e disse que o Movimento Maio Amarelo, significa advertência no trânsito – e lembrou que – um trânsito seguro é responsabilidade de todos.

Participaram da abertura do Movimento Maio Amarelo, o secretário Executivo do Detran, Israel Souza;  prefeito de Rolim de Moura, Aldair Júlio Pereira; a secretaria Regional de Governo, Eliane Alves Siqueira; o presidente da Câmara Municipal de Rolim de Moura, Claudinei Fernandes; o gerente da Coordenadoria de Trânsito de Rolim de Moura, Valdinei Adriano Gonçalves; secretária Municipal de Educação, Cleide Lopes; o comandante do 10° Batalhão de Polícia Militar, major PM Railinson Baumann Lopes; o comandante do 3° Subgrupamento Bombeiro Militar, tenente Bombeiro Márcio Bueno Leite e o procurador Jurídico da Sub-Procuradoria regional do Detran Rondônia de Rolim de Moura, que palestrou no evento.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano