CAPACITAÇÃO

Motoristas e operadores de máquinas do DER em Ji-Paraná participam de palestra sobre segurança no trânsito

08 de setembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Palestra para os servidores da 8ª RR-DER sobre segurança no trânsito, responsabilidade e atenção

“No trânsito, sua responsabilidade salva vidas!” Este foi o tema da palestra sobre direção defensiva realizada, nesta quarta-feira (8), pelo Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), para motoristas e operadores de máquinas da 8ª Residência Regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) em Ji-Paraná.

Marta Rosa dos Santos, chefe da Divisão de Educação de Trânsito do Detran no município, destacou em sua fala para os servidores do DER sobre a importância do uso de equipamentos de segurança. “O uso do cinto de segurança reduz em até 75% a chance de morte em um acidente. Por isso, a atenção para com as normas de segurança é fundamental. Coisas simples como afivelar o capacete, que não leva cinco segundos, pode salvar a sua vida. Sete de cada 10 acidentes com morte envolvendo motociclistas, eles estavam com o capacete desafivelado”, exemplificou Marta Rosa.

Marta Rosa dos Santos traz estatísticas de mortes no trânsito

Ela ainda explicou algumas das alterações no Código de Trânsito Brasileiro. A validade da CNH passou a ser de 10 anos para quem tem até 50 anos; de cinco anos para quem tem entre 50 e 69 anos e de três anos para quem tem 70 anos ou mais. Reforçou ainda a importância da atenção total ao volante, não devendo usar celulares ou fazer quaisquer outras atividades que possam distrair o motorista.

Dentro das especificidades da direção profissional, foi ressaltada a necessidade de manutenção periódica dos veículos. O servidor do DER, Jurandir da Silva Oliveira, pontuou durante a palestra que já sofreu um acidente em seu veículo particular devido às más condições dos pneus. “O motorista profissional tem que estar atento aos pneus, às luzes, freios, câmbio, até mesmo à velocidade recomendada para cada tipo de veículo, reduzindo ao máximo as chances de ocorrência de sinistro”, complementou Marta Rosa.

Aos participantes foi entregue uma cartilha com 10 regras/conselhos, com o tema “A vida merece atenção”, com abordagens sobre os perigos de dirigir embriagado, conduzir veículos sob sonolência ou cansaço, forte ou fraco, além do respeito com pedestres e condutores de carros baixos, motocicletas e bicicletas.

O residente regional do DER em Ji-Paraná, engenheiro Klayson Furtado, agradeceu a disponibilidade da palestrante e a importância do trabalho de educação realizado pelo Detran. “A segurança no trabalho é uma preocupação constante, a atual gestão do governador Marcos Rocha tem dado todo apoio para que a gente aqui na ponta consiga executar nossa missão com segurança e ficar sempre atualizado e atento às normas de trânsito é fundamental para que a gente não perca ninguém”, finaliza o residente.

Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Luiz Augusto Rocha