Governo de Rondônia
26/04/2024

SEGURANÇA

Moradores da zona Rural recebem orientações sobre o uso do aplicativo Rede Rural

25 de abril de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Aplicativo vai reforçar aproximação entre as pessoas da zona Rural e a polícia

Moradores da zona rural de Rondônia receberam no domingo, 23, orientações do uso do aplicativo Rede Rural. A ferramenta faz parte do programa Segurança Rural, do Governo do Estado em parceria com uma empresa especializada no uso da computação para identificar crimes no campo. As orientações quanto à ferramenta estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec.

O Rede Rural é um aplicativo desenvolvido em parceria público privada, e não tem custo para o Estado e nem para o produtor rural. Em contrapartida o Governo entra com a mão de obra dos policiais que estão sendo preparados e treinados, para atuarem no cadastramento dessas pessoas, e alimentar o aplicativo com informações que facilitem o Governo do Estado a fornecer uma segurança pública mais célere e de qualidade para aqueles que moram em área agrícola. Tendo em vista que o aplicativo é apontado como  favorável para facilitar esse acesso da população com a polícia.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha o aplicativo vai auxiliar na comunicação entre policia e a comunidade do campo. “O Governo do Estado ,tem facilitado a comunicação com a população e não poderia ser diferente na zona Rural. A inclusão desta ferramenta vai auxiliar com que o produtor rural tenha um contato direto com a Polícia Militar, o que facilitará no atendimento de possíveis ocorrências”, disse.

O programa conta ainda com Patrulha Rural realizada pela Policia Militar, com equipamentos especializados para o campo, e com monitor de problemas criminais, que se trata de um conjunto de programas de inteligência especializada em crimes do campo. A captação e tratamento de dados sobre as propriedades, a frequência de crimes e outros riscos nas localidades, realizados pela empresa,  permite a criação de rotas inteligentes para as patrulhas rurais da PM.

REFORÇO NA SEGURANÇA

Para o diretor executivo da Sesdec, Paulo Henrique Barbosa, o aplicativo dará melhor direcionamento a policia e ao mesmo tempo vai reforçar a segurança no campo. “A PM terá mais informações para o atendimento das ocorrências, e o mapeamento das propriedades cadastradas irá direcionar melhor as patrulhas rurais na hora de atender uma ocorrência”, pontuou Henrique.

Esse programa acontece em Porto Velho, nos distritos de Abunã, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Vila Marmelo e Nova Califórnia; trazendo mais celeridade ao atendimento de ocorrências nessas regiões distantes.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gerlen OIiveira
Fotos: Priscila de Souza
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo