Governo de Rondônia
29/03/2024

TECNOLOGIA

Ministro Ricardo Berzoini inaugura telefonia móvel nos distritos de Rondônia

30 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

 

Telefonia atenderá distritos rondonienses

Telefonia atenderá distritos rondonienses

O Serviço Móvel Pessoal para localidades rurais de Rondônia, que levará tecnologia a 16 distritos de oito municípios do estado, será inaugurado às 10h30, desta quinta-feira (2), em Porto Velho. A cerimônia acontecerá no auditório do Tribunal de Contas, no bairro Pedrinhas, com as presenças do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, governador Confúcio Moura e prefeitos.

O atendimento com telefonia móvel para distritos é um dos projetos do governo de Rondônia para fortalecer regiões produtoras do estado com informação e tecnologia 3G. A partir de agora, 60% do estado passa a contar com este serviço que, para o governador Confúcio Moura, vai além da comunicação por aparelhos telefônicos.

“Queremos revolucionar a educação, levando aos locais distantes um processo pedagógico que atinja, por exemplo, as escolas indígenas, pois estaremos suprindo carências que não podem ser supridas de outra forma”, defende o governador.

Nesta etapa estão contemplados os distritos de Boa Vista do Pacaranã, Bom Jesus, Calama, Extrema de Rondônia, Izidolândia, Jacynópolis, Nova Califórnia, Nova Dimensão, Palmeiras, Rio Pardo, Rolim de Moura do Guaporé, São Domingos do Guaporé, Surpresa, Triunfo, União Bandeirantes e Vista Alegre do Abunã.

VELOCIDADE

O serviço inclui, além da telefonia móvel, a transmissão de dados com tecnologia 3G, com aumentando de velocidade e abrangência das estruturas de comunicação por voz, imagem e dados em Rondônia.

A operadora Claro, vencedora da licitação promovida pela Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), instalou 46 torres de transmissão, o que permite a utilização dos serviços 3G em em até 30 quilômetros além do seu perímetro urbano (zona rural).

Até novembro deste ano, a operadora segue o cronograma para finalizar a expansão dos serviços para todas 52 cidades que são sedes dos municípios e suas respectivas áreas rurais, conforme definido no edital.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo