Governo de Rondônia
23/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Ministro do Meio Ambiente reúne governadores para debater ações de proteção e desenvolvimento da Amazônia

21 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Ministro cita pontos de ações de investimentos junto à região amazônica

Nove governadores de estados que fazem parte da Região Amazônica reuniram-se com o ministro do Meio Ambiente (MMA), Ricardo Salles, na manhã da quarta-feira (20) para debater possibilidades de desenvolvimento sustentável em seus estados.

O tema principal do encontro foi a posição brasileira com relação à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019 – COP 25, que acontecerá a partir de dois de dezembro em Madrid.

O ministro afirmou, junto aos governadores dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão, que a posição brasileira com relação à COP 25 será de demonstrar a necessidade de que os recursos para a melhoria da região passem a fluir para países em desenvolvimento. “É preciso que o volume de investimento seja compatível com o desafio de preservação. Assim sendo, haja um alinhamento total das expectativas dos estados com o governo federal”, disse.

Uma das sugestões para a COP 25 será angariar parcela de um fundo voltado a países emergentes e que possui mais de U$ 100 bilhões. A partilha deste  montante será pauta do encontro.

Em seguida, Salles explicou o direcionamento do Ministério com relação à inclusão dos amazônidas no esforço da conservação do bioma local. Ele ressaltou que este ponto obteve consenso entre os governadores e representantes do parlamento. “O cidadão precisa entender que faz parte do processo de conservação”, definiu.

Dentre as ações explanadas que, segundo o ministro são urgentes, foram divididas em quatro tópicos: A regularização fundiária, o zoneamento econômico e ecológico, a monetização dos serviços ambientais, o desenvolvimento da bioeconomia amazônica.

Outro consenso, segundo Ricardo Salles, é que as dimensões continentais da Amazônia Legal eleva a dificuldade de um planejamento de conservação da floresta. Por isso, documentar as áreas que ainda não estão regularizadas é urgente. Ele afirmou que há um estudo direcionado para isso e será necessário tornar concreta toda a agenda de regularização dos estados.

 

“É urgente definir recursos para isso, mecanismos jurídicos e até mesmo com uma facilitação documental, isso parte de uma cooperação dos estados com o governo federal”, pontuou.

 

ZONEAMENTO ECONÔMICO E ECOLÓGICO

Este tipo de estudo que descreve as localidades aptas a receberem infraestrutura, ordenamento territorial necessário para o equilíbrio da Amazônia foi o segundo tópico da agenda.

O governador do estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, afirmou que o seu estado está alinhado ao enfoque do governo federal. “Todo este discurso precisa ter um final concreto. Estamos vindo a Brasília desde o início do mandato, mas o cidadão continua sofrendo diante de uma floresta rica, confessou.

Marcos Rocha ainda citou projeto elaborado pelo Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) para o combate às queimadas ilegais e incêndios florestais. “É um projeto completo que promove ainda o reflorestamento. É um trabalho de aproximadamente 5 anos e prevê redução das queimadas superior a 25%”, continuou.

Leia Mais

Governo de Rondônia promove 1° Mostra de Vídeo Ambiental produzido por estudantes da rede estadual de ensino

Governo de Rondônia apresentará projeto de combate às queimadas ao Ministro do Meio Ambiente

Rondônia realiza Seminário de Outorga de Águas nesta quinta-feira em Porto Velho

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Meio Ambiente


Compartilhe


Pular para o conteúdo