Governo de Rondônia
30/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Ministro da Agricultura garante que em 14 dias terá parecer sobre a equiparação do Serviço de Inspeção Estadual de Rondônia ao Sistema Nacional de Produtos de Origem Animal

26 de fevereiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Em audiência na última sexta-feira (23), com o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento,  Blairo Maggi, o governador Confúcio Moura pediu o reconhecimento de equivalência e adesão do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) de Rondônia ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

De acordo com Confúcio Moura, a intenção do Governo do Estado é para que os pequenos frigoríficos de Rondônia possam vender a carne bovina no mercado interno livremente. Mas para que isto aconteça, é preciso a autorização do Ministério de liberar a certificação e a equiparação ao sistema nacional.

O ministro afiançou ao governador Confúcio Moura que, em duas semanas, ele receberá o parecer do Departamento de Sanidade Animal, processo esse que estava parado há meses no Ministério.

Confúcio Moura disse que a certificação irá estimular o crescimento dos pequenos frigoríficos em Rondônia. “Os frigoríficos que hoje abatem 40 bois, e só vendem dentro de Rondônia, eles vão poder vender no mercado de Manaus, São Paulo e da Bahia. Eles vão poder buscar mercado fora e vão abater 200, 400 e 500 bois”, concluiu.

Participaram também da reunião, o chefe de gabinete do ministro, Guaraci Castilho; o diretor do Departamento de Sanidade Animal do Mapa, Rafael Filiputti; e a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Elizete Lionel.

Leia mais:
Com imposto menor, mercado da carne rondoniense fechou 2017 em alta e superou impacto da Operação Carne Fraca


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Economia, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo