Governo de Rondônia
26/04/2024

TRÂNSITO

Maio Amarelo desperta unidade de parceiros pela vida

02 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

 

Chuva que caiu no horário marcado não atrapalhou a caminhada pelo trânsito seguro

Chuva que caiu no horário marcado não atrapalhou a caminhada pelo trânsito seguro

O Movimento Maio Amarelo foi encerrado no final da tarde de sábado (30) com várias atividades alusivas ao mês de conscientização sobre o trânsito, em ato público no Espaço Alternativo, em Porto Velho. O temporal que caiu na Capital no horário marcado para o evento não tirou a motivação dos parceiros.

Na caminhada foram utilizados balões amarelos, como sinal de alerta pela vida e balões pretos foram soltos simbolizando as vítimas do trânsito. Uma reunião de avaliação será realizada para construir a agenda permanente de conscientização pelo trânsito seguro no Estado.

As ações de cada instituição comprometida com o evento foram expostas em tendas instaladas no local. Material de divulgação, constante de dicas e regras para a condução segura foi distribuído ao público. Durante o mês de maio, várias ações educativas foram realizadas em todo o Estado focando em palestras orientações para condutores. O coordenador Acássio Figueira, diretor executivo do DEHMET/Detran-RO), destacou o comprometimento dos parceiros e a importância da unidade para ampliar as ações educativas.

Para o diretor-geral do Detran-RO, José de Albuquerque Cavalcante, essa unidade resultará em um programa de governo voltado à educação de trânsito e em prol da vida. “O Brasil é o quinto País no ranking mundial de acidentes de trânsito. Somente com a unidade e comprometimento de todos será possível mudar esse quadro”, disse.

Balões pretos foram soltos simbolizando as vítimas de acidentes

Balões pretos foram soltos simbolizando as vítimas de acidentes

Albuquerque também enfatizou que o governo de Rondônia está preocupado com os altos índices de acidentes. “O governador Confúcio Moura determinou que sejam priorizadas as ações educativas em todo o Estado, mantendo também as autuações nas operações fiscalizadoras, principalmente a Operação Lei Seca”, afirmou, lembrando que o custo hospitalar da saúde pública com acidentes de trânsito compromete grande parte do orçamento do setor.

O comandante da Companhia Independente de Trânsito da PM, major Alexandre de Lima, falou da necessidade de manter o movimento como forma de reduzir as autuações e as ocorrências que causam muitas fatalidades.

São parceiros do Movimento Maio Amarelo em Rondônia: Governo do Estado, através do Detran-RO, Secretarias de Saúde (Sesau), da Educação (Seduc) e de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); Companhia Independente de Trânsito da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Pronto-Socorro João Paulo II, Departamentos Estaduais de Comunicação (Decom) e de Estradas de Rodagem (DER), além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Sindicato dos Corretores e Empresas Corretoras de Seguros (Sincor-RO), Secretarias Municipais de Trânsito (Semtran) e da Saúde (Semusa) de Porto Velho, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Movimento Abrace Porto Velho, Comitê Estadual de Segurança Viária (Cetran), Grupos Rovema, Master Motos e Porto Seguro Seguradora.

Os parceiros de mídias são: TV Rondônia/Globo, TV Candelária/Record, Rede TV!/SGC, TV Allamanda/SBT, Jornal Diário da Amazônia, Rádio Globo/SGC, Rádio Clube Cidade/Transamérica, Rádio Parecis/Jovem Pan e Rádio Cultura FM.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Solano Ferreira
Fotos: Solano Ferreira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo