Governo de Rondônia
27/04/2024

PESQUISA

Livro lançado relata a história dos 75 anos de extensão rural no Brasil

27 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O livro traz uma experiência rica, capaz de contribuir para uma nova visão na extensão rural

Lançado na sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RO), em Porto Velho, nesta segunda-feira (27), o livro “Extensão Rural no Brasil – 1948-2023: um olhar na história”, organizado pelo extensionista militante Marcos Inácio Fernandes, traz a trajetória de 75 anos dos serviços de extensão rural em solo brasileiro. O livro foi produzido pela Academia Brasileira de Extensão Rural (Aber) com apoio da Associação Brasileira das Entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) com intuito de fortalecer e preservar os princípios e valores da extensão rural, por meio de reflexões dos extensionistas brasileiros que contribuíram para a implantação do serviço no país.

A Academia Brasileira de Extensão Rural foi fundada em 2006, pela Asbraer, com o objetivo de construir e socializar a história da extensão, preservando as experiências já vividas, resgatando a memória e criando um acervo de prospecção de futuro. “O objetivo é promover a importância da extensão rural no país”, explicou o extensionista rural José Tarcísio Batista Mendes, que já foi secretário executivo da Emater/RO, secretário de Estado da Agricultura de Rondônia e hoje é um acadêmico da Aber.

O livro reuniu personagens que marcaram história na construção e no desenvolvimento do país.

O organizador do livro, professor Marcos Inácio Fernandes, trabalhou por 28 anos nos serviços de assistência técnica e extensão rural, tendo iniciado sua trajetória no estado do Acre, onde ocupou o cargo de Secretário de Estado da Extensão Agroflorestal, acumulando a presidência da Emater/AC. Para ele, o livro traz uma experiência rica, capaz de contribuir para uma nova visão na extensão rural e, parafraseando José Ortega y Gasset, destacou que, “o passado não nos dirá o que devemos fazer, mas o que devemos evitar”.

O livro “Extensão rural no Brasil: um olhar na história” reuniu personagens que, ao longo desses 75 anos, marcaram história na construção e no desenvolvimento do país. O ex-presidente da Asbraer, Argileu Martins da Silva, no prefácio que escreveu para o livro, ressaltou, “são reflexões que remetem à uma trajetória repleta de desafios, conquistas e transformações escritas por especialistas e estudiosos dedicados, todos com larga experiência”.

Para o governador Marcos Rocha, os serviços de extensão rural no Estado têm sido relevantes para o fortalecimento da agricultura familiar. “A história da Emater/RO traz o reflexo da experiência dos serviços de extensão rural que fizeram a agricultura crescer no país e com certeza, a experiência narrada servirá de fonte de inspiração e conhecimento para as novas gerações”, pontuou.

O vice-presidente nacional de Assistência Técnica, Extensão Rural e Regularização Fundiária da Asbraer, Luciano Brandão, que também é diretor-presidente da Emater/RO salientou que a obra é essencial para que novos extensionistas, estudiosos e profissionais possam compreender a grandeza do que foi e ainda é a extensão rural para o desenvolvimento da agricultura no país. “A extensão rural completa 75 anos no Brasil e nós, em Rondônia, já temos uma trajetória marcada por 52 anos de serviços no Estado, temos muita história que também merece ser contada”, concluiu.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Robson Paiva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Cerimônia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo