29/06/2024

Junta Comercial de Rondônia tem nova presidência

15 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Vladimir Oliani assina o termo de posse

Com um discurso de quem pretende dar continuidade ao trabalho do antecessor, o contador Vladmir Oliani assumiu nesta sexta-feira (15), no Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho, o cargo de presidente da Junta Comercial de Rondônia (Jucer), em solenidade que mobilizou autoridades do governo estadual, maçonaria e entidades representativas do empresariado rondoniense.

No mesmo ato coordenado pelo secretário-executivo do gabinete do governador Confúcio Moura, Valdemar Cavalcante de Albuquerque Filho, foi empossada também a economista Bianca Lopes de Andrade Rodrigues, no cargo de vice-presidente da Jucer.

O secretário saudou os novos auxiliares do governo de Rondônia, destacando suas qualidades técnicas e políticas, virtudes, segundo ele, fundamentais para o exercício do cargo, que exige qualificação técnica e boa afinidade com o projeto governamental, de modernizar e aprimorar a relação com o empresariado e com a sociedade, papel que vinha sendo, segundo ele, muito bem conduzido pelo então presidente, Henrique Leite.

Segundo o novo presidente, a orientação do governador é de que seja feita gestão transparente, com economia e celeridade nos procedimentos de atendimento à classe empresarial e à sociedade. Assim como sua vice, ele falou do trabalho inovador realizado pela gestão anterior, principalmente com a implantação do Projeto Integrar, “que revolucionou a relação dos usuários com a Junta”.

O projeto Integrar, citado pelo novo presidente da Jucer, entre outros instrumentos, dispõe de uma ferramenta básica que usa recursos de Tecnologia de Informação (TI) para facilitar a abertura, reativação e extinção de empresas sem burocracia e sem demora. Por sua concepção, o projeto forma uma rede que une as Juntas Comerciais do País, as prefeituras, Receita Federal, entre outros, estabelecendo um cadastro “online” dos usuários, facilitando o encaminhamento de suas demandas e necessidades de onde estiverem.

O Projeto Integrar é desenvolvido pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e cedido ao governo rondoniense, através de convênio entres as Juntas Comerciais e o Serviço Nacional de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). Sua adoção, além de facilitar e agilizar os procedimentos para abertura de empresas, minimiza a entrada de processos com homônimos, que provocavam muitos atrasos na análise e liberação para funcionamento de novas empresas.

Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Ésio Mendes

Economia, Empresas, Governo, Indústria, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia