Governo de Rondônia
25/04/2024

JANEIRO BRANCO

Iperon promoveu campanha “Janeiro Branco” em alusão ao mês de conscientização da saúde mental

31 de janeiro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores recebem palestra sobre a saúde mental

A Campanha Janeiro Branco é realizada anualmente no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia – Iperon, a ação conscientiza os servidores sobre a importância da saúde mental. Neste ano a campanha teve como tema “A vida pede equilíbrio”. De forma presencial, a psicóloga do Iperon, Maria Enilsa Januário, e a Equipe da Diretoria Administrativa do Iperon visitaram todos os setores da autarquia explicando a importância da campanha, orientando os servidores sobre como agir e o apoio institucional.

Segundo a psicóloga Maria Enilsa é necessário continuar falando sobre o tema e praticando o autocuidado. “A conscientização sobre essa importante esfera da vida, que é o cuidado com a nossa mente, tem esse objetivo: a criação de uma cultura de saúde mental na humanidade. Alguns exemplos de autocuidado que auxiliam na saúde mental são realizar atividades físicas, dormir bem, ter uma alimentação saudável, praticar hobbies, realizar atividades prazerosas”.

A técnica em previdência Edervanya Cardoso participou da ação realizada no Iperon, para ela o assunto deve ser tratado principalmente no local de trabalho, ou seja  não há como se falar em saúde do trabalhador sem se falar em saúde mental, principalmente assuntos intrinsecamente ligados e agravados com o advento da pandemia. “Hoje convivemos com amigos e familiares no fio da irritabilidade, pessoas tristes, dispersas, ansiosas. Entendemos a importância de se falar em saúde mental no ambiente de trabalho, procurando meios para a prevenção, orientação e o autocuidado”.

A campanha Janeiro Branco é um movimento dedicado ao crescimento de uma cultura da saúde mental, assunto que vem crescendo nos últimos anos, mas quase sempre cercado de preconceitos e tabus. O mês é dedicado a chamar a atenção da sociedade para as necessidades da saúde não só física, mas mental.

Segundo o governador  Marcos Rocha, “é de extrema importância falar sobre a saúde mental que deve ser lembrada não apenas no mês de janeiro onde a ação é ativa, mas por todo o ano de forma efetiva nas nossas secretarias e principalmente voltando-se para toda  sociedade rondoniense”.

Como é a mente que comanda todo o corpo, nada mais justo  que cuidar desse órgão tão incrível, o cérebro.  Por isso a importância do cuidado, do bem-estar, do afeto de pessoas queridas, de conversas, da prática de atividades físicas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jéssie Dias
Fotos: Jéssie Dias
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo