Governo de Rondônia
18/04/2024

CICLO DE PALESTRAS

Iperon promove VI Ciclo de Palestras direcionado a servidores do Recursos Humanos

08 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores durante a abertura do VI Ciclo de Palestras

Desenvolvendo a oportunidade de conhecimento para os servidores lotados no setor de Recursos Humanos de diversas secretarias de Estado, o VI ciclo de palestras promovido pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon), teve como tema  “A importância da gestão de pessoas para o RPPS”.

Segundo a presidente do Instituto, Maria Rejane Sampaio, eventos como este são importantes para o desenvolvimento dos servidores. “Nós estamos sempre preocupados em desenvolver o servidor público, aquele que está atendendo. Nessa oportunidade buscamos trabalhar mais com os setores que desenvolvem pessoas, por isso a temática foi voltada para a gestão de pessoas, para que pudéssemos fomentar essa discussão, mostrar para os setores de recursos humanos diversos, das secretarias, dos demais poderes, além do Executivo, a importância que eles exercem para o regime próprio, um acompanhamento adequado da vida do servidor público”, especificou a presidente do Iperon.

Iniciando o ciclo de palestras,  o mestre em administração e membro da Sociedade Brasileira de Coach,  Ramiro Vieira, discorreu sobre o tema principal do encontro de uma forma que os participantes pudessem interagir e discutir sobre a gestão de pessoas. “Infelizmente hoje as pessoas ainda são tratadas como recursos. O tema é importantíssimo se você começar a entender que as pessoas são o capital mais importante das organizações, sendo assim eu creio que para despertar a discussão, a forma como foi apresentado o tema aos participantes, acredito que tenha atingido o seu objetivo: eles começaram a perceber a real importância do papel do gestor de pessoas para administração pública, que eles precisam perceber as pessoas por trás dos processos”, enfatizou.

Ramiro Vieira destacou que as pessoas são o capital mais importante das organizações

VALORIZAÇÃO

Esta é a terceira vez que o palestrante participa do evento, que considera de importância ímpar. “A medida que as pessoas passam a ser valorizadas, que temas de relevância são discutidos e começam a ser implementados, os serviços prestados ao cidadão tendem a melhorar. Realmente precisamos evoluir permanentemente, e o evento permite isso”, garantiu Ramiro.

Servidora do estado há 24 anos e lotada no RH do Iperon desde 2017, esta foi a primeira vez em que a analista de previdência, Sílvia Varela participou do evento. “Nós que trabalhamos no Recursos Humanos devemos sempre atender com educação e presteza.  Achei importante lembrar da parte humana. Interessante observar como é a personalidade de cada servidor, nisso podemos verificar se ele esta no setor e cargo adequado ao seu perfil profissional”, destacou.

Estreando no ciclo de palestras, a psicóloga do Iperon, Maria Enilsa Januário finalizou a manhã com o tema “Compromisso Social dos Recursos Humanos no serviço público”, trazendo aprendizado e reflexões para os presentes. “A pertinência desse evento é bastante significativa porque um dos seus propósitos é manter interlocução e diálogo com a sociedade. Busquei debater reflexões relacionadas a função ética e social dos servidores públicos que trabalham com a Gestão de Pessoas,” declarou a psicóloga.

Leia mais: 

Iperon promove capacitações para servidores das regionais do Estado

Código de ética do Iperon é implementado através de palestras para os servidores


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jéssie Péres
Fotos: Jéssie Péres
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Previdência, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo