Governo de Rondônia
27/04/2024

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Iperon leva informações a aposentados, pensionistas e servidores públicos através de projeto itinerante

30 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Atendimento itinerante aos servidores

A edição 2023 do projeto Iperon Perto de Você, realizada pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia – Iperon,teve início na cidade de Porto Velho. Com o objetivo de fomentar a educação previdenciária e tirar as dúvidas de servidores e segurados, a ação ocorreu de forma integrada aos projetos Preparando para Aposentadoria, Humanizando a Aposentadoria e oficina voltada aos setores de recursos humanos do Estado. O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de junho, na Capital e irá percorrer mais seis cidades do Estado de Rondônia nos meses de agosto e setembro.

Voltado aos servidores ativos que estão na iminência da aposentadoria, o projeto Preparando Para a Aposentadoria auxilia os servidores quanto às questões previdenciárias e à vida na aposentadoria. Este ano, o projeto conta com a colaboração do Sebrae em palestras sobre empreendedorismo; uma maneira de incentivar o futuro aposentado a se manter ativo. Com o intuito de acolher e instruir, foi criado o projeto Humanizando a Aposentadoria, ação que é direcionada aos aposentados estaduais e conta com palestras e oficinas voltadas à melhor idade, com ênfase na vida financeira e saúde física e mental.

ATENDIMENTO ITINERANTE

Palestra sobre empreendedorismo na terceira idade, para servidores e aposentados

O projeto Iperon Perto de Você tem como objetivo tirar as dúvidas dos aposentados, pensionistas e servidores de forma itinerante, e ocorre fora dos prédios do Instituto. Em sua 2ª edição, atende os segurados sobre assuntos como recadastramento; Certidão de Tempo de Contribuição; averbação; cálculos e pagamentos; benefícios previdenciários; perícias e avaliação médica; gestão do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS Estadual.

A auditora Fiscal de Tributos Estaduais da Secretaria de Estado de Finanças – Sefin, Niedja Gleuca pode tirar suas dúvidas na ação. “Uma iniciativa pontual para a realidade, principalmente porque houve muitas alterações com a nova Lei, a 1.100, e começaram a existir muitas dúvidas por parte dos servidores do Estado. O Iperon Perto de Você é uma iniciativa excelente, que veio no momento certo para sentirmos que o Iperon se importa, e está perto do servidor,  já que é o gestor dos recursos que ficam depositados para nossa aposentadoria”, ressaltou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa contribui para que os servidores possam se manter informados com um tema tão importante como a previdência. “Nossos servidores passam a conhecer  sobre seus direitos no momento da aposentadoria, que é tão aguardado, e são orientados sobre como proceder”.

De forma esclarecedora e contributiva, a oficina foi realizada com os setores de recursos humanos da Secretaria de Estado da Educação – Seduc e Secretaria de Estado da Saúde – Sesau. A primeira edição da oficina com essas secretarias considerou o número maior de servidores que ambas possuem. A partir desse primeiro encontro, outras secretarias serão instruídas com a ação.

OFICINA DE CAPACITAÇÃO

Oficina voltada aos setores dos Recursos Humanos da Seduc e Sesau

Segundo a chefe do Núcleo de Aposentadoria da Sesau, Marcela Lima, com a reforma da previdência, muitas dúvidas surgiram, como questões sobre Certidões de Tempo de Contribuição para averbação de tempo de serviço. “As impressões foram as melhores.

A oficina de capacitação realizada pelo Iperon oportunizou que os servidores participantes da Sesau, se atualizassem sobre os procedimentos administrativos atuais, quanto à análise de processos que envolvem assuntos previdenciários, documentos obrigatórios a serem apresentados para instrução de processos administrativos, tais como averbação de tempo de serviço, bem como pudemos esclarecer dúvidas com os técnicos do Iperon; o que estreitou o diálogo e trouxe maior proximidade da Sesau com o Instituto de Previdência do Estado”, pontuou.

A parceria entre o Iperon e as demais secretarias do estado de Rondônia, possui importância fundamental, segundo a gerente de acompanhamento de benefícios, Luciana Felizardo. “O Iperon é a instituição que acolhe todos os servidores do Estado em um momento peculiar da vida do servidor, quando finaliza sua etapa laboral.  Nem sempre este ciclo da vida é tranquilo, pois o servidor esteve por quase toda a vida a serviço da sociedade. Os servidores ativos que ainda estão se preparando necessitam ser conscientizados e atualizados sobre as questões previdenciárias que envolvem o seu futuro”, apontou.

CRONOGRAMA

A edição 2023 do projeto Iperon Perto de Você, já tem data marcada para acontecer no mês de agosto, nos municípios de Vilhena, nos dias 7 e 8; em Cacoal nos dias 9 e 10; Rolim de Moura nos dias 21 e 22; Ji-Paraná nos dias 23 e 24; Ariquemes nos dias 28 e 29. Finalizando a edição deste ano, os atendimentos na cidade de Guajará-Mirim acontecerão nos dias 4 e 5 de setembro.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jéssie Dias
Fotos: Jéssie Dias
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Previdência, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo