Governo de Rondônia
29/03/2024

ESTÁGIO

Iperon destaca importância da mão de obra do acadêmico de Direito nas atividades previdenciárias

20 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Maria Vitória cursa o 9º período de direito e é estagiária na Diretoria de Previdência.

Iperon conta com 21 estagiários de nível superior, a maioria alunos do Curso de Direito

A experiência do estágio durante a formação acadêmica é uma prática indispensável para o estudante, pois vai consumar o encontro da teoria com a prática, solidificando os conhecimentos teóricos, permitindo ao aluno um contato direto com a área que escolheu. No serviço público, vários órgãos do Governo de Rondônia, contam com essa importante mão de obra de acadêmicos em formação.

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon), por exemplo, conta com 21 estagiários de nível superior, a maioria alunos do Curso de Direito, que auxiliam na confecção de minutas de despacho, informações e pareceres em análise de requerimentos de aposentadorias, pensões, dentre outros assuntos relacionadas à área.

“O estágio, de uma forma geral, é uma importante experiência profissional que possibilita não só aprendizados para a construção da carreira como também no desenvolvimento pessoal do estudante. Penso que o estagiário de Direito contribui de forma valiosa para o Iperon, na medida em que pode auxiliar nas rotinas de trabalho dos setores, em observância à legislação correlata, juntamente com o seu supervisor. Além disso, a disposição para aprendizagem e a vontade de colaborar, possibilita uma relação de troca muito importante para o crescimento do órgão e do estagiário”, comenta a chefe de gabinete do Iperon, Mariana Velozo.

A chefe de gabinete conta sua experiência como estudante de Direito, que teve a oportunidade de estagiar em órgãos públicos. “Logo no início da graduação estagiei no Tribunal de Justiça (TJ) e na Procuradoria Geral do Estado (PGE), órgãos que possibilitaram as primeiras experiências profissionais da minha vida, com a aplicação do conhecimento teórico assim como também a compreensão de outros assuntos que se anteciparam na parte teórica apresentada na faculdade”.

A estagiária Adelayne Lima, estudante de Direito, atua no setor de Controle Interno do Iperon. Para ela, a escolha do curso aconteceu pelas diversas possibilidades da profissão. “Escolhi direito pelo leque de oportunidades.O Iperon me proporciona um amplo conhecimento sobre direito previdenciário me apresentando na prática uma área que eu não conhecia e pretendo futuramente ser servidora do Instituto ou advogada previdenciária”.

“Apesar de a advocacia ser comum quando se fala em Direito, também abre portas para os concursos públicos”, declara a estudante Maria Vitória Reis, estagiária no setor da Diretoria de Previdência. Maria Vitória cursa o 9º período de Direito e considera um ramo profissional muito disputado, mas com as melhores expectativas e grande chance de desenvolver uma carreira de sucesso, levando em consideração a experiência obtida no Iperon.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jéssie Dias
Fotos: Jéssie Dias e Arquivo pessoal
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Previdência, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo