Governo de Rondônia
20/04/2024

VALORIZAÇÃO

Iperon desenvolve projetos de reconhecimento e valorização aos servidores aposentados

30 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Os projetos “Preparando para a Aposentadoria”e “Humanizando a Aposentadoria” são desenvolvidos pelo Iperon e direcionados a servidores do instituto

A aposentadoria é um momento decisivo na vida dos servidores em que o trabalhador deixa sua rotina diária de serviço na instituição a qual faz parte e passa a conviver mais com a família e também com outra realidade financeira e emocional. Pensando nesse novo ciclo o Governo de Rondônia, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia – Iperon desenvolveu em 2022  o  “Servidores em Aposentadoria”.

Márcia Simone foi servidora por 32 anos e foi homenageada juntamente com outros servidores

O projeto é direcionado aos servidores do instituto que estão se aposentando. “Queremos homenagear nossos servidores, reconhecer o trabalho e dedicação que tiveram ao longo de sua trajetória profissional. Isso contribui também de maneira significativa na construção e desenvolvimento da história da autarquia, hoje reconhecida como uma instituição previdenciária sólida”, declara Maria Andrea gerente da Gestão de Pessoas – Gespe.

O projeto é um ritual que simboliza o encerramento do ciclo profissional desses servidores. A técnica em previdência Márcia Simone Carvalho participou da segunda etapa do projeto “Uma bela iniciativa que demonstra o respeito e reconhecimento pelos servidores que dedicaram boa parte da sua vida no desempenho de suas funções profissionais”, conta a aposentada.

Foram 32 anos de serviço público e agora quatro meses como aposentada. Hoje, segundo ela o que mais sente falta é dos amigos de trabalho. “Tive que me preparar psicologicamente pra essa fase porque assim fica mais fácil de lidar. Financeiramente não tenho muita reserva, mas estou investindo em um curso de costura e modelagem profissional, que além de renda vai ser uma terapia”, explicou.

Mesmo com poucos meses a aposentada tem conseguido colocar em prática novos projetos “Estou cuidando mais de mim, conseguindo fazer atividades físicas com mais regularidade e pretendo concluir meu curso e me aperfeiçoar cada vez mais”.

A aposentada Neyre representando a seleção brasileira master de handebol, no Chile., na categoria 50+

Já Maria Neiry de Oliveira, sempre teve uma vida muito ativa e isso não mudou com a aposentadoria. “Estou vivendo esse momento com saúde, a maior prioridade na minha vida. Pra mim, fazer atividade física é a melhor terapia e o melhor remédio independente da idade. Tenho um estúdio de pilates há 9 anos. Sou instrutora, faço musculação  de segunda a sexta-feira, treino handebol três vezes por semana”, detalha a aposentada. Mesmo depois de dez meses de aposentada, Neyre conta que se preparou psicologicamente e financeiramente para esse momento e também sente falta dos amigos do Iperon.

Por ser um momento de conquista na vida do servidor a aposentadoria encerra um ciclo de vida e começa um novo. “Muitas pessoas me perguntam: mas já aposentada, tão nova? Mas eu sempre tive a intenção de me aposentar nessa faixa etária. Penso que se tenho essa opção e tenho saúde porque não usufruir com a minha família, buscando mais qualidade de vida e procurando manter a mente e o corpo em atividade”, declara Márcia Simone.

Todos os anos o Iperon também promove os projetos “Preparando para a Aposentadoria”, que é direcionado aos servidores do Estado que estão prestes a se aposentar; e o “Humanizando a Aposentadoria”, em que os segurados são convidados a participar de um dia especial voltado a atividades recreativas e positivas sobre a nova fase da vida.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jessiê Perez Dias
Fotos: Jessiê Perez Dias
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Previdência, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo