Governo de Rondônia
30/04/2024

QUALIDADE

Ipem realiza fiscalizações por meio do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, realizado pelo Inmetro

05 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Lacres de bombas de combustíveis de postos de Porto Velho foram verificados por técnicos do Ipem

Com a premissa de fiscalizar, orientar lojistas, fabricantes, importadores e até consumidores, com relação aos perigos existentes em produtos irregulares, o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia – Ipem tem realizado operações para coibir a comercialização irregular de produtos no mercado formal.

A ação faz parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, promovido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. O plano será executado até 6 de junho, concentrando a operação por diversos segmentos.

Fiscalizações serão concentradas em diversos segmentos do comércio

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia, Carlos Albuquerque esclarece que, a operação tem apenas caráter orientativo, em que são explicadas as normas aos proprietários de estabelecimentos e até mesmo, para esclarecer dúvidas. “O selo do Inmetro é a garantia de que os produtos passaram por rigorosos procedimentos de segurança, e são verificados critérios para garantir a qualidade dos produtos, e com isso, manter o direito do consumidor assegurado”, disse.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as fiscalizações realizadas asseguram o cumprimento da legalidade e das normas, para ajudar consumidores e comerciantes.

FISCALIZAÇÕES

O diretor técnico do Ipem, Waldir Tschurtschenthaler Costa explica que, as operações abrangem balanças comerciais; componentes do sistema para gás natural veicular; bombas medidoras de combustível; materiais de construção; máquinas de lavar roupas e refrigeradores; brinquedos; taxímetros; fios; cabos e cordões flexíveis elétricos; bijuterias; colchões e colchonetes.

“Durante as fiscalizações, orientamos os proprietários sobre os corretos procedimentos, para que não acabem sendo penalizados com multas e os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades, serão instruídos a corrigir os procedimentos. Com isso, o consumidor tem mais segurança quando fizer uma compra em qualquer um destes estabelecimentos”, salientou o diretor.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo