Governo de Rondônia
22/01/2025

FISCALIZAÇÃO

Ipem realiza destruição de 478 kg de produtos irregulares apreendidos em fiscalizações

14 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Produtos apreendidos em fiscalizações foram destruídos nesta quinta-feira

O Governo de Rondônia, por meio do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem), realizou na manhã desta quinta-feira (14), a destruição de 478 kg de produtos apreendidos em fiscalizações realizadas em todo o Estado. A ação foi realizada na Cooperativa Rondoniense de Catadores e Catadoras de Resíduos Recicláveis, após convênio firmado com o Ipem-RO.

De acordo com a assessora jurídica do Ipem, Renata Nascimento, os produtos foram apreendidos por não estarem em conformidade com a normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Foram destruídos brinquedos, plugues e tomadas, entre outros, que podem colocar em risco a saúde, segurança do cidadão e do meio ambiente, se forem fabricados de maneira inadequada, daí a necessidade de regulamentação do seu processo de fabricação”, destacou Renata.

Segundo a Portaria 70/2014 do Inmetro, é proibida a incorporação e também a doação de produtos apreendidos em definitivo. A norma ainda determina que o descarte seja feito em ambiente adequado como aterros, a fim de evitar danos ou riscos à saúde pública, à segurança e também minimizar impactos ambientais adversos.

“Nossas equipes de fiscalização têm percorrido todo estado conferindo a certificação de qualidade dos produtos. A destruição dos objetos é uma forma de garantir que a mercadoria irregular não chegasse até o consumidor e colocasse em risco a vida da população”, frisou o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto.

O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos e/ou mercadorias pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alexandre Almeida
Fotos: Alexandre Almeida
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Empresas, Fiscalização, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo