Governo de Rondônia
27/04/2024

AÇÃO

Ipem participa de operação nacional no combate à comercialização de fios e condutores elétricos irregulares

06 de dezembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Ação foi acompanhada pelo presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto, nos municípios de Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná.

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia participou no período de 29 de novembro a 2 de dezembro da Operação “Energia Segura”. A ação foi coordenada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) em todo país e teve o objetivo de fiscalizar e combater às fraudes em fios e cabos elétricos.

Ao todo foram mais de 14 milhões de metros de fios e cabos elétricos em todo país. Em Rondônia, a ação foi realizada nos municípios de Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena, onde foram fiscalizados 381 produtos e encontradas 121 irregularidades.

No Brasil, fabricantes tem utilizado uma quantidade inferior de cobre na fabricação de fio e cabos elétricos, fazendo com que esses materiais estejam fora das normas estabelecidas, e infelizmente é uma prática que se estende a todo o País e que está sendo fortemente combatida pelo Inmetro com o apoio do Sindicato das Indústrias de Condutores Elétricos (Sindicel), sindicato que representa os grandes fabricantes do setor elétrico.

De acordo com o metrologista do Ipem, Igor Argento, algumas irregularidades foram verificadas como: resistência acima do permitido, registro cancelado e inclusive a ausência de informações sobre o produto. Outro detalhe também encontrado foram três marcas de produtos diferentes com o mesmo CNPJ. “Os comerciantes precisam adquirir os produtos verificando se realmente possuem o certificado e o registro ativo para não comprometer a segurança do consumidor. E esse trabalho vem sendo conduzido através do programa de fiscalização de estabelecimentos que vem sendo conduzido pelos estabelecimentos”, frisou Igor.

Para o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto, a operação visa coibir a concorrência desleal e garantir que o consumidor não corra o risco de comprar fios e cabos que possam causar acidentes elétricos com a utilização de produtos de baixa qualidade. “O consumidor precisa estar atento ao fazer a aquisição desses componentes de instalação. Compre somente em comércio formal, que tenha procedência dos produtos, pois se forem adquiridos de forma irregular podem provocam desperdício de energia, curto-circuito nas instalações e até causar incêndios”, pontuou Aziz.

O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos elétricos, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alexandre Almeida
Fotos: Alexandre Almeida
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Empresas, Fiscalização, Governo, Obras, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo