Governo de Rondônia
19/04/2024

FISCALIZAÇÃO

Ipem inspeciona materiais elétricos irregulares em Porto Velho

22 de março de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Rolos de cabos elétricos irregulares além de 330 adaptadores de plugues e tomadas foram apreendidos pelo Ipem

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) realizou a apreensão, na última segunda-feira (21), de 211 rolos de cabos elétricos irregulares, além de 330 adaptadores de plugues e tomadas no comércio de Porto Velho. A ação do Ipem tem finalidade de coibir a concorrência desleal para garantir que o consumidor não corra o risco de comprar fios e cabos que possam causar acidentes elétricos com a utilização de produtos de baixa qualidade que não atendam às normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O trabalho é desenvolvido por fiscais do Ipem com a utilização do Microhmímetro, aparelho digital portátil que possibilita a aferição da qualidade de fios e cabos elétricos vendidos em estabelecimentos comerciais.

“O Ipem busca reprimir a venda de cabos elétricos de baixa tensão irregulares no comércio rondoniense. É essencial que o consumidor possa adquirir produtos de qualidade para que tenha segurança em suas compras e no momento da instalação”, destacou o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto.

Os fios e cabos elétricos estão entre os materiais mais importantes que formam a instalação elétrica de um imóvel. Os produtos são os responsáveis por levar a energia desde o ponto de entrada até os pontos de utilização como as tomadas e os interruptores. Para que a instalação seja segura e funcione de forma correta, é essencial que as características dos cabos elétricos estejam em conformidade com os requisitos exigidos pela legislação do Inmetro, órgão na qual o Ipem é delegado no Estado de Rondônia.

O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos elétricos, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alexandre Almeida
Fotos: Marília Macedo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Empresas, Fiscalização, Governo, Legislação, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo