Governo de Rondônia
30/04/2024

FISCALIZAÇÃO

Ipem divulga balanço anual em ações de fiscalização de produtos pré-medidos

15 de dezembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Consumidor precisa verificar se a tara está sendo descontada no peso final do produto

O balanço anual das fiscalizações realizadas em produtos pré-medidos do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO), foi divulgado nesta quarta-feira (15). No âmbito geral, foram feitas 250 visitas a estabelecimentos comerciais no Estado, onde ocorreram 953 pré-exames em produtos, 924 identificações em massas desiguais, além de 98 coletas de produtos e 68 itens retirados de forma aleatória das prateleiras.

Também foram realizadas 53 fiscalizações em GLP, popularmente conhecidos como gás de cozinha. Ao todo foram gerados 609 autos de infrações em irregularidades encontradas em artigos colocados à venda nos mais diversos pontos comerciais de Rondônia.

O trabalho teve o intuito de saber se o peso indicado na embalagem de itens pré-medidos, os que são pesados sem a presença do consumidor, de responsabilidade do próprio ponto de venda e de produtos de terceiros, corresponde ao peso real do produto, seguindo as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “O consumidor deve prestar atenção se o estabelecimento comercial está descontando realmente o peso da embalagem (tara) do produto”, destacou a metrologista do Ipem, Elli Maus.

Em 2021, o Laboratório de Pré-Medidos esteve atuante em 23 municípios do Estado. “Intensificamos as ações e com o alcance da fiscalização de produtos pré-medidos atingimos bons números neste ano. Esse trabalho faz parte do Planejamento Estratégico do Governo de Rondônia em conjunto com o Inmetro, onde temos ampliado a abrangência das atividades, com a finalidade de defender o consumidor e também promover uma concorrência mais justa entre as empresas”, ressaltou o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto.

Os fiscais do Laboratório de Pré-Medidos do Ipem estiveram presentes nos municípios de Alta Floresta d’Oeste, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Candeias do Jamari, Cerejeiras, Costa Marques, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Machadinho d’Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Novo Horizonte do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Presidente Médici, Rolim de Moura, Santa Luzia d’Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Urupá e Vilhena.

O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos à venda em estabelecimentos comerciais, pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail: ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alexandre Almeida
Fotos: Alexandre Almeida
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Empresas, Fiscalização, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo