08/08/2024

AMAZÔNIA LEGAL

Investimento em Infraestrutura e Rotas de Integração Sul-Americanas são debatidos no Fórum de Governadores da Amazônia

08 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Projetos de infraestrutura e logística são discutidos na 28ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal

A reunião do Fórum de Infraestrutura e Transporte e Câmara Setorial de Planejamento e Gestão Estratégica, da 28ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal começou nesta quinta-feira (8), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, com a participação dos secretários de Infraestrutura e Transporte dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.

Entre os principais temas abordados na primeira reunião do setor de infraestrutura, estão a apresentação do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) sobre as Rotas de Integração Sul-Americanas, apresentação dos projetos de investimento em infraestrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), definição de encaminhamentos e próximos passos para atuação em sinergia entre as instituições, e a consolidação de um relatório para a Assembleia de Governadores. Além disso, houve a apresentação das áreas de infraestrutura do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o encontro é importante para trocas de experiências e informações em busca de melhorias para obras de infraestrutura na região. “O evento fortalece a união dos estados e estimula a economia verde, trazendo para todo o território da Amazônia”, ressaltou.

Consórcio Amazônia Legal é um caminho mais rápido para atrair novos investidores

Conforme o secretário-executivo do Consórcio da Amazônia Legal, Marcello Brito, o consórcio é um caminho mais rápido para atrair novos investidores e debater melhorias para os estados. “Dentro temos as câmaras técnicas, que reúnem os secretários dos estados de diversas áreas, como agricultura, fazenda, planejamento, segurança pública, infraestrutura, saúde, povos indígenas, dentre outras. Então, temas de todos os estados são trazidos para dentro das câmaras técnicas e trabalhados no espírito de colaboração pré-competitiva, ou seja, o que podemos fazer para ser utilizado em benefício de todos os estados”, explicou.

O secretário-executivo do Consórcio da Amazônia Legal, pontuou ainda que, o Consórcio não é uma novidade e já é utilizado pelo Nordeste, pelo menos há 50 anos. “Na Amazônia, estamos celebrando aqui, em Porto Velho, os cinco anos da formação do Consórcio da Amazônia.”

De acordo com o diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), Eder Fernandes, a reunião é um momento ímpar para alinharmos ações que venham ao encontro de novas tecnologias que impactam diretamente o progresso da região Norte.

“Hoje estamos recebendo os representantes dos estados que compõem a Amazônia Legal, nessa primeira reunião da Câmara de Infraestrutura, estamos discutindo todos os projetos de estradas (rodovias), ferrovias, aeroportos, portos, ou seja, como podemos integrar um modelo de via de economia sustentável, dentro de um modelo de menor impacto socioambiental nas formas logísticas na Amazônia Legal”, enfatizou o diretor-geral do DER-RO.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Ricardo Barros
Fotos: George Henrique

Cerimônia, Evento, Fórum, Governo, Infraestrutura, Municípios, Obras, Rondônia, Sociedade