31/07/2024

INTEGRAÇÃO E COOPERAÇÃO

Integração entre forças policiais de Rondônia e Bolívia fortalece combate aos crimes transfronteiriços

31 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Em um gesto de reconhecimento mútuo e reafirmação do compromisso conjunto no combate aos crimes transfronteiriços, o governo de Rondônia participou de uma reunião com as Forças de Segurança da Bolívia, na terça-feira (30), em Guayaramerín. O encontro proporcionou uma oportunidade para alinhamento de estratégias em diversas frentes. Entre os principais temas discutidos, destacaram-se a extradição de presos, recuperação de veículos roubados e furtados no Brasil e o combate ao tráfico de drogas, problemas que afetam gravemente a região fronteiriça.

Reunião aconteceu em Guayaramerín

Durante o encontro, a polícia boliviana entregou certificados de reconhecimento aos policiais brasileiros em agradecimento pelos esforços e colaboração contínua na luta contra o crime organizado na região de fronteira. Em gesto recíproco, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) também homenageou os policiais bolivianos, destacando a importância da parceria e integração entre as duas nações.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as medidas refletem o empenho da gestão estadual em proteger os cidadãos e combater as atividades criminosas na região. O encontro em Guayaramerín reafirmou a importância das ações e função do estado na segurança da fronteira. “A segurança de Rondônia e da fronteira é fundamental. Temos investido em tecnologia, treinamento e, principalmente, na cooperação internacional para garantir que os cidadãos estejam protegidos contra o crime organizado”, salientou.

COMBATE AO CRIME TRANSFRONTEIRIÇO

Forças de segurança de Rondônia e da Bolívia em reunião de integração

Rondônia recebe reconhecimento pela luta contra o crime

O governo de Rondônia tem desempenhado função de vanguarda no combate aos crimes transfronteiriços, adotando uma série de medidas estratégicas para fortalecer a segurança na fronteira com a Bolívia. Entre as iniciativas destacam-se:

• Investimento em Tecnologia: o governo de Rondônia tem investido significativamente em sistemas de monitoramento e vigilância, incluindo a instalação de câmeras de alta resolução e o uso de drones para patrulhamento das áreas de fronteira.
  • Fortalecimento de Parcerias: o estado tem intensificado a cooperação com as forças de segurança bolivianas e outras agências federais brasileiras, promovendo operações conjuntas e a troca de informações em tempo real.
  • Capacitação e Treinamento: policiais e agentes de segurança de Rondônia têm recebido treinamento especializado para lidar com crimes transfronteiriços, incluindo técnicas de inteligência e operações táticas.

O secretário de Segurança Pública de Rondônia, Felipe Bernardo Vital destacou a importância do trabalho conjunto. “O encontro reafirma a parceria com a Bolívia e permite alinhar estratégias eficazes no combate aos crimes transfronteiriços. A integração das forças de segurança é fundamental para enfrentar desafios como o tráfico de drogas e a recuperação de veículos roubados.”

COOPERAÇÃO ESTRATÉGICA

Cooperação tem sido essencial para redução da criminalidade na fronteira

A cooperação entre Brasil e Bolívia tem sido essencial para o sucesso de operações conjuntas e à redução da criminalidade na fronteira. As autoridades de segurança presentes ressaltaram a importância de manter e fortalecer a parceria, que não apenas facilita a troca de informações e recursos, mas também promove a confiança mútua e a eficiência nas ações de combate ao crime.

Os certificados entregues são símbolo do respeito e gratidão entre os dois países, reafirmando o intuito de continuar trabalhando juntos para garantir a segurança e tranquilidade das populações de ambos os lados da fronteira. O encontro em Guayaramerín representa um passo significativo na construção de uma região mais segura e próspera, onde a colaboração internacional é fundamental para enfrentar os desafios impostos pelo crime transfronteiriço.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Priscila Souza
Fotos: Israel Pires

Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Polícia, Políticas Públicas, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade