Governo de Rondônia
13/06/2024

TECNOLOGIA

Instalação do novo Data Center da Secretaria de Estado de Finanças está nos ajustes finais

08 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O novo Data Center da Secretaria de Estado de Finanças está nos ajustes finais para funcionamento

A aquisição de um Data Center Modular Outdoor (DCMO) é uma das ações desenvolvidas pelo Governo de Rondônia para fortalecer a modernização dos serviços oferecidos aos contribuintes, com um investimento de cerca de R$ 4,5 milhões. Conforme destacado pela Secretaria de Estado de Finanças (Sefin). Esse ambiente foi projetado especificamente para abrigar equipamentos de armazenamento e processamento de dados da organização e se encontra nos ajustes finais. Nesta semana, técnicos estão participando de treinamentos ministrados por profissionais de São Paulo, com o intuito de fornecer suporte adequado ao sistema.

O novo Data Center reforça as ações da Sefin

Na quinta-feira (2), o secretário de Finanças, Luís Fernando Pereira; e o secretário-adjunto de Finanças, Franco Maegaki Ono, estiveram presentes para conferir a finalização do novo Data Center. A instalação foi planejada com altos padrões de segurança e será responsável por manter servidores e bancos de dados em funcionamento contínuo, processando volumes de informações.

Luís Fernando enfatizou que o Data Center Modular Outdoor (DCMO) da Sefin vai desempenhar um papel fundamental no armazenamento e proteção dos dados do Estado, representando um marco no aprimoramento das operações tecnológicas do órgão e colocando Rondônia na vanguarda da gestão de dados. “Hoje estamos celebrando a instalação final, que é um investimento muito significativo para gerar segurança nos dados da Sefin e maior capacidade de processamento, além de melhorar a prestação de serviços para o contribuinte de Rondônia”.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou a importância estratégica do novo Data Center da Sefin para o desenvolvimento tecnológico e modernização dos serviços públicos prestados. “Este investimento reflete no compromisso em proporcionar aos cidadãos de Rondônia, um ambiente digital seguro e eficiente. O novo Data Center não apenas fortalecerá a infraestrutura tecnológica do Estado, como também abrirá portas para uma gama mais ampla de serviços digitais, melhorando assim, a experiência dos contribuintes”, afirmou.

Técnicos estão participando de treinamentos

A implementação desse Data Center seguro evitará indisponibilidades e instabilidades nos sistemas da Sefin, que poderiam afetar serviços essenciais como o portal da Secretaria, a agência virtual, a emissão de IPVA e outros tributos. Além de ser de extrema importância para evitar interrupções no sistema do posto fiscal de fronteira em Vilhena e dificuldades nas operações de fiscalização.

Outro fator relevante é a possibilidade de expansão da oferta de serviços digitais, incluindo a criação de um aplicativo que integra todos os serviços para os contribuintes em dispositivos móveis, bem como soluções de atendimento virtual com inteligência artificial, por meio de um balcão virtual de atendimento.

SERVIÇOS

De acordo com o Gerente de Tecnologia da Informação, Boniek Bezerra, com essa aquisição do Data Center Modular Outdoor, a Secretaria de Finanças se torna pioneira no Governo de Rondônia com esse serviço. “Essa aquisição representa um salto nas capacidades tecnológicas e garante que os serviços governamentais sejam eficientes, seguros e confiáveis para todos os cidadãos de Rondônia”, destaca.

Para dar início às operações do Data Center, no dia 10, a partir das 12h, até o dia 12 de maio, às 23h59, ocorrerá a paralisação dos sistemas devido ao processo denominado “moving”, que consiste no transporte das máquinas do antigo para o novo Data Center. O período de atualização é curto e estrategicamente escolhido para diminuir os impactos nos serviços. Apesar da paralisação na maior parte dos serviços, as emissões de nota fiscal NF-e e Nota Fiscal do Consumidor NFC-e seguirão operando normalmente.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Mafra
Fotos: Célio Henrique
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Alta Floresta do Oste, Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Cacoal, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Castanheira, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Economia, Educação, Espigão do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Governo, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Monte Negro, Municípios, Nova Brasilândia do Oeste, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Porto Velho, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rio Crespo, Rolim de Moura, Rondônia, Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Segurança, Seringueiras, Serviço, Servidores, Sociedade, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari, Vale do Paraíso, Vilhena


Compartilhe


Pular para o conteúdo